RELAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE

  • Autor
  • Dágila kelly Frota Magalhães
  • Co-autores
  • Deyvison Carneiro Freitas , Vinicius Marinho de Sousa , Wádila Carneiro Alves , Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Resumo
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    Introdução: A disciplina de teorias e práticas educativas em saúde apresenta um diferencial em relação às demais disciplinas do curso de bacharelado em nutrição, por exigir do docente o ensino de conhecimentos diferentes daqueles que compõem o instrumental técnico de nutrição, pois desafia professores e alunos a se relacionar com contextos, pessoas, realidades e uma relação teoria-prática, em que o conhecimento técnico se revela insuficiente para lidar com situações vivenciadas em campo. Percebe-se a diferença de prioridade dada ao componente educação na formação do Nutricionista, nos dias atuais, comparando à proporção de carga horária definida para as "ciências pedagógicas" na graduação, a partir da I Conferência de Treinamento de Nutricionistas-dietistas, de 1966, quando a importância dessa área evidenciou-se por ser representada como constituinte da raiz do curso, ocupando 1/5 da sua base. Objetivo: Apresentar diversas concepções que docentes da disciplina teorias e práticas educativas em saúde têm de atividade prática e como entendem a relação teoria-prática.Metodologia: foi realizada um revisão bibliográficaatravés artigos científicos nabase de dados da biblioteca eletrônica SciELO, PUBmed e Lilacs com a finalidade de identificar artigos publicados entre os anos de 1977 à 2017. Na pesquisa foram utilizados os termos “Educação em Saúde”, “Práticas Educativas” e “Nutrição”. Inicialmente, foram pré-selecionados 09 os artigos com base no título, tendo como critério de inclusão a presença dos termos anteriormente citados e de exclusão artigos que estavam fora deste contexto. E por fim, escolhidos 04 artigos para realização deste resumo.Resultados:A prática pedagógica é percebida pelos docentes, entretanto nem todos conseguem explicitar com clareza o porquê de inserir, ao longo da graduação, atividades práticas. Destacando docente que demonstram que, para ele, a prática não é apenas o momento de aplicar a teoria, mas a oportunidade que os acadêmicos em formação têm para refletir, elaborar idéias, de forma que o seu construto teórico não seja resultante apenas de uma assimilação de conteúdos seguida de treinamento prático (estágio), mas fruto de ação-reflexão-ação. As práticas deveriam ser entendidas como meios inspiradores de reflexão e produção de conhecimento, mas entretanto não se pode esquecer as hierarquias e a conseqüente postura autoritária de alguns docentes com formação nas áreas das ciências da saúde, cabendo, portanto, à universidade, a busca de campos mais favoráveis ao compartilhamento dos saberes e práticas. Conclusão:relação teórico-prático é importante desde o primeiro semestre da graduação em Nutrição independentemente da disciplina, para que os acadêmicos consigam estabelecê-la em todas as suas ações ao longo do curso. Não cabe somente à disciplina de teorias e práticas educativas em saúde e aos seus docentes o papel do despertar da educação enquanto essencialidade da prática profissional, não podendo ser considerada como responsabilidade somente dessa disciplina. A docência nessa disciplina requer do docente mediador e facilitador uma formação específica, que transcende a área de Nutrição e precisa ser obtida na área de ciências humanas ou em áreas que têm interfaces com as ciências humanas, onde os demais docentes devem estar cientes do papel de educador que o Nutricionista exercerá, em qualquer área de atuação.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde, Práticas Educativas, Nutrição
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro