UM BREVE RELATO DAS AULAS E SUAS DINÂMICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Autor
  • WISLEN PAIVA VASCONCELOS
  • Co-autores
  • Kizzy Rafaela Leandro de Lima , Francisca Deigislane Mota Nascimento , Aline Farias Paiva , Chysland Costa Moura de Melo , Ronaldo Rodrigues Pires
  • Resumo
  •  

    UM BREVE RELATO DAS AULAS E SUAS DINÂMICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Introdução: As mudanças foram muitas nestes tempos de pandemia. Tudo teve que ser reconstruído, reformulado, e claro, a educação também sofreu com estas consequências. Tanto os discentes quanto os docentes sofreram com estas adaptações. Aos docentes, o trabalho foi bem mais complexo, pois pairavam as seguintes perguntas: Como segurar os discentes em aulas síncronas, através do Google Meet? Quais dinâmicas usar? O que fazer? Para eles, os docentes, só temos a agradecer pelas formas que encontraram para nos prender na tela do celular e ou notebook por 2 ou 3 horas, muitas vezes. Sendo assim, consideramos importante refletir sobre essa experiência para que possamos aprender com a experiência e qualificar outras que possam vir. Objetivo: Analisar, através de nossas experiências como alunos do curso de Psicologia, nessa modalidade de aulas síncronas, as experiências exitosas de aprendizagem realizadas pelos docentes do nosso curso que contribuíram com o nosso aprendizado durante esse período. Metodologia: O arcabouço metodológico deste estudo é baseado no relato de nossas experiências, descreveremos alguns registros de aulas que se destacaram, na nossa opinião, durante este período de pandemia, identificamos as dinâmicas e estilos de condução das aulas que permitiram prender nossa atenção e fomentar a participação de uma forma mais eficaz. Resultados:  Dentro do exposto em nossa pesquisa percebemos um ponto principal para a interação entre aluno e professor acontecer de maneira satisfatória, todos os envolvidos na pesquisa afirmam que manter as câmeras ligadas deixa o ambiente mais parecido com uma sala de aula tradicional, isso apenas reforça a necessidade de falarmos sobre. Portanto queremos aqui apresentar uma série de exemplos que podem ser eficazes na construção do saber e aprendizado mútuo no sistema on line, dentre as experiências vividas estão relatos de; uso e citação de objetos observados a partir da ligação das câmeras, permitindo estreitar a relação entre estes, usar como incentivo a pontuação, para alunos que ligarem suas câmeras, correção de questões sendo feitas em conjunto, dinamizar leitura de  textos durante a aula, ligar o conteúdo aos assuntos paralelos no chat, dar exemplos reais e atuais que estejam relacionados ao conteúdo, usar filmes para exemplificar e construir conceitos , ligando o entretenimento ao conhecimento, promover encontros virtuais com profissionais que já se utilizam das técnicas propostas no conteúdo e avaliar o conhecimento do aluno por estas vias citadas acima. Conclusão: Os resultados deste estudo chamam a atenção para a necessária interação entre docentes e discentes no ambiente virtual das aulas síncronas, para que as aulas sejam mais proveitosas e enriquecedoras. Apesar das limitações impostas pelo momento em que vivemos, enxergamos ser possível construir uma formação consistente e que seja envolvente para ambos.

     

    Palavras – chave: Docentes; Discentes: Pandemia; Aulas síncronas;

     

     

  • Palavras-chave
  • Docentes; Discentes: Pandemia; Aulas síncronas;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
Voltar Download
A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro