UM BREVE RELATO DAS AULAS E SUAS DINÂMICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Introdução: As mudanças foram muitas nestes tempos de pandemia. Tudo teve que ser reconstruído, reformulado, e claro, a educação também sofreu com estas consequências. Tanto os discentes quanto os docentes sofreram com estas adaptações. Aos docentes, o trabalho foi bem mais complexo, pois pairavam as seguintes perguntas: Como segurar os discentes em aulas síncronas, através do Google Meet? Quais dinâmicas usar? O que fazer? Para eles, os docentes, só temos a agradecer pelas formas que encontraram para nos prender na tela do celular e ou notebook por 2 ou 3 horas, muitas vezes. Sendo assim, consideramos importante refletir sobre essa experiência para que possamos aprender com a experiência e qualificar outras que possam vir. Objetivo: Analisar, através de nossas experiências como alunos do curso de Psicologia, nessa modalidade de aulas síncronas, as experiências exitosas de aprendizagem realizadas pelos docentes do nosso curso que contribuíram com o nosso aprendizado durante esse período. Metodologia: O arcabouço metodológico deste estudo é baseado no relato de nossas experiências, descreveremos alguns registros de aulas que se destacaram, na nossa opinião, durante este período de pandemia, identificamos as dinâmicas e estilos de condução das aulas que permitiram prender nossa atenção e fomentar a participação de uma forma mais eficaz. Resultados: Dentro do exposto em nossa pesquisa percebemos um ponto principal para a interação entre aluno e professor acontecer de maneira satisfatória, todos os envolvidos na pesquisa afirmam que manter as câmeras ligadas deixa o ambiente mais parecido com uma sala de aula tradicional, isso apenas reforça a necessidade de falarmos sobre. Portanto queremos aqui apresentar uma série de exemplos que podem ser eficazes na construção do saber e aprendizado mútuo no sistema on line, dentre as experiências vividas estão relatos de; uso e citação de objetos observados a partir da ligação das câmeras, permitindo estreitar a relação entre estes, usar como incentivo a pontuação, para alunos que ligarem suas câmeras, correção de questões sendo feitas em conjunto, dinamizar leitura de textos durante a aula, ligar o conteúdo aos assuntos paralelos no chat, dar exemplos reais e atuais que estejam relacionados ao conteúdo, usar filmes para exemplificar e construir conceitos , ligando o entretenimento ao conhecimento, promover encontros virtuais com profissionais que já se utilizam das técnicas propostas no conteúdo e avaliar o conhecimento do aluno por estas vias citadas acima. Conclusão: Os resultados deste estudo chamam a atenção para a necessária interação entre docentes e discentes no ambiente virtual das aulas síncronas, para que as aulas sejam mais proveitosas e enriquecedoras. Apesar das limitações impostas pelo momento em que vivemos, enxergamos ser possível construir uma formação consistente e que seja envolvente para ambos.
Palavras – chave: Docentes; Discentes: Pandemia; Aulas síncronas;
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro