IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DE COVID-19 NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

  • Autor
  • Edna Gomes dos Santos
  • Co-autores
  • Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Virgínia Maria de Paula Frota Souto
  • Resumo
  • Introdução: A pandemia por Covid19 vem produzindo repercussões em escala global no cenário social, cultural, econômico e político, cujas dinâmicas exigem adaptações ao que ficou conhecido popularmente como “novo normal”. No que tange a educação, mais especificamente no ensino superior, uma série de adaptações ocorridas, principalmente no âmbito do ensino privado, deu condições de continuidade às aulas na modalidade síncrona. No entanto, o cenário pandêmico e o processo adaptativo ao ensino mediado por tecnologia, têm potencial de afetação nas competências socioemocionais, cujo impacto negativo é percebido pela queda no rendimento dos acadêmicos e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: O objetivo deste resumo é analisar as interferências negativas do contexto pandêmico nas competências socioemocionais e, por conseguinte, no desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior da Faculdade FIED/UNINTA. Para tanto, nosso foco central são as relações entre pandemia, competências socioemocionais, ensino síncrono e suas implicações no cotidiano discente. Método: Esta discussão é parte de uma pesquisa mais ampla, em desenvolvimento, que analisa o uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da educação superior, sua apreciação ética está registrada com CAEE de nº 40762620.0.0000.5534. Neste recorte, especificamente, utilizamos os dados de campo adquiridos mediante a aplicação de questionários por meio da plataforma Google Forms com 235 estudantes, e a observação participante realizada tanto pelo professor responsável como pelos alunos participantes da pesquisa, que está vinculada ao Programa de Iniciação Científica da FIED, no sentido de realização de análises quantitativas e qualitativas. O cruzamento dos dados de campo com as reflexões de estudiosos das competências socioemocionais, e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem nos permitem apontar algumas questões. Resultados: Como desenlace, dispõe-se de dados representativos de habilidades socioemocionais que tiveram índices maiores de atuação negativa durante o contexto pandêmico, apresentando percentuais entre 55% a 74% de discentes que relatam sentimentos de ansiedade, esgotamento, desânimo e irritação, além de constatações autoavaliativas de menor aprendizado, julgando como não satisfatório o desempenho acadêmico obtido a partir do modelo síncrono de ensino remoto. Ademais, os registros dos diários de campo, bem como os relatos discentes nesse mesmo contexto, evidenciam prejuízos no processo de ensino-aprendizagem e no desempenho cognitivo, fazendo-se notar que indivíduos submetidos ao isolamento social estão mais suscetíveis a apresentar transtornos de saúde mental, devido à privação e contenção social, surgindo sintomas de sofrimento psíquico, em especial, relacionado ao estresse, ansiedade e depressão. Conclusões: Portanto, diante dos dados obtidos nas empreitadas metodológicas e discussões, percebeu-se que as emoções geradas pela pandemia atuam em contexto consequencial ocasionando desconforto e queda de rendimento acadêmico. Ressalta-se ainda que o aprendizado de conteúdos curriculares não envolve apenas competências ligadas ao raciocínio e à memória, mas exige também motivação e habilidades de controle da ansiedade e emoções.

  • Palavras-chave
  • Pandemia, Competências socioemocionais, Cotidiano discente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
Voltar Download
A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro