UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Autor
  • Viviane Silveira Bezerra
  • Co-autores
  • Georgia Bezerra Gomes
  • Resumo
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    Introdução: A educação escolar de crianças com deficiência tem sido cada vez mais discutida mundialmente. As escolas cada vez mais são vistas como um lugar fundamental no processo de desenvolvimento das crianças a partir das interações e brincadeiras nesses espaços. Voltando-se especificamente para a Educação Inclusiva, toma-se como ponto de partida dessa pesquisa, assim consta, a Declaração de Salamanca (1994) que propôs a equalização de oportunidades para pessoas com deficiências, o referido documento orientou que o estado assegurasse a educação de qualquer aluno, respeitando assim, a diversidade e o direito de todos. Desde então, diversas outras leis e documentos foram criados. Objetivo: Nesse sentido, essa pesquisa objetiva conhecer a  Educação inclusiva. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasado na  Educação Inclusiva em interface às pesquisas publicadas sobre o tema, no período de 2009 à 2019 as bases de dados; GOOGLE ACADÊMICO e SCIELLO, com os descritores “ Educação Inclusiva, “Psicologia” e “Políticas Públicas”. Resultados: Foram localizados 13 artigos que tratam  sobre a educação inclusiva em perspectiva histórica que em seus versos  apresenta  resistência  de mudar padrões cristalizados, mas mesmo diante de tantos obstáculos a educação inclusiva vem conquistando pequenos avanços desde mudanças atitudinais como implementação de políticas públicas. Diante disso, o autor Baptista (2019) pontua os primeiros movimentos em torno da educação inclusiva no Brasil surgem a partir da segunda metade do século XX com a construção de documentos que surgem como mecanismo de garantir que todos os sujeitos sejam tratados com dignidade, sem qualquer tipo de discriminação. Desde então, diversas foram as leis e políticas que subsidiaram todo esse processo. Na visão de Leonardo (et al., 2009, p. 291) discutir a inclusão escolar implica em trazer à tona questões amplas, como: o pouco investimento no sistema educacional brasileiro, as barreiras arquitetônicas para atender a todos, sejam eles deficientes ou não; o preconceito; a discriminação relacionada também a classe social, etnia etc, e a falta de credibilidade que ainda persiste em relação às pessoas diferentes dos padrões esperados pela sociedade, principalmente as que possuem algum tipo de deficiência. Conclusão: concluímos que a educação inclusiva quebrou muitas barreiras, todavia, podemos perceber que mesmo diante de muitas discussões em torno da diferença, muitas vezes esses sujeitos são colocados no lugar de “coitadinhos” e assim, não tem suas potencialidades exploradas. Trabalhar com educação inclusiva dentro da escola quebra com o modelo escolar que estamos inseridos há décadas, um modelo classificatório que acabam por incluir práticas disfarçadas de segregação e exclusão.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Leis, Políticas Públicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro