EU TENHO O MAIOR MEDO DESSE NEGÓCIO DE SER NORMAL: PERSPECTIVA ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Giorgio de Oliveira Gomes
  • Co-autores
  • Francisco Clauber Romão Filho , Vanessa Valeska Xavier do Nascimento , Francisco das Chagas Souza de Aguiar Júnior , Sofia Martins de Brito , Georgia Bezerra Gomes
  • Resumo
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    Introdução: Atualmente os chamados “problemas de aprendizagem” compõem boa parte das demandas em saúde mental infanto-juvenil nos serviços de saúde. Percebe-se que comumente a queixa escolar, seja originada da escola ou da família, é carregada por estigmas patologizantes ao apontar que o discente está “necessitando de um especialista” ou “com problemas psicológicos” por não conseguir alcançar um padrão de rendimento ou se comportar de maneira diferente do esperado pelas instituições educacionais. Nesse sentido, muitas vezes o primeiro encaminhamento diante das dificuldades no processo de ensino aprendizagem é a busca pelo diagnóstico médico, sem haver intervenções e estímulos de outros profissionais, ou até mesmo ter conhecimento da vida do discente em seus diversos ambientes. Ou seja, muitas características individuais, hoje se tornam transtornos, por haver uma supervalorização dos diagnósticos nos contextos educacionais. Objetivo: Discutir a perspectiva escolar a partir do conceito de normal e patológico no processo de ensino aprendizagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com dados coletados nas plataformas on-line: Scientific Eletronic Libray Online (SciELO) e o Portal Regional da BVS, junto a debates realizados em sala de aula da disciplina de Psicologia da Educação II. Resultados: A expressão saúde mental é entendida como aquela que idealiza um conjunto de políticas no intuito de desempenhar de melhor maneira três funções: tratar, prevenir e controlar transtorno. Tais funções são melhores trabalhadas com a investigação da queixa, tornando possível o cuidado em relação aos extremos de normal e patológico. Ignorar as dificuldades dos discentes frente ao aprendizado e estabelecer atividades que não admitem falhas em seu processo, são ações prejudiciais ao processo de ensino aprendizagem, considerando que seu progresso é constituído por erros. É importante que o corpo docente atue junto ao psicólogo escolar, possibilitando estabelecer um contexto referente à promoção de saúde mental considerando os fatores institucionais que podem estar comprometendo o trabalho docente e a aprendizagem do aluno. Através dessa parceria, é possível investigar as causas relacionadas, o que pode estar interferindo e assim, intervir de forma contextualizada frente a essas dificuldades. Relacionando o desenvolvimento da aprendizagem com fatores que influenciam diretamente na saúde mental, pesquisas mostram a importância de as instituições trabalharem com questões preventivas, que estimulem as potencialidades e o manejo frente aos transtornos e dificuldades. Assim, apresentando a importância da implementação de metodologias que possam garantir o desempenho do aluno e a participação familiar nesse processo, tendo em vista que o ensino-aprendizagem se consiste em uma construção de núcleo escolar, social e familiar. Conclusão: Dessa maneira, é importante refletir quais princípios são empregados pelos familiares e corpo docente em relação ao seu filho/discente, diante de seus processos dentro da escola. Considerando que a educação não deve ser de responsabilidade de apenas um âmbito em que o estudante está inserido, tornando possível a apropriação e exploração das dificuldades. Sendo, portanto, relevante pensar questões de aprendizagem fora dos conceitos de normalidade e doença.

  • Palavras-chave
  • Saúde, Ensino, Escola, Família
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro