Introdução: Este trabalho de caráter descritivo relata a minha experiência enquanto monitora da disciplina de Introdução à Psicologia, ofertada no primeiro semestre do Curso de Psicologia da Faculdade Uninta Itapipoca e as reflexões geradas acerca da contribuição desta vivência para a formação docente na referida ciência e profissão. A monitoria configura-se enquanto um exercício entre teoria e prática, que proporciona uma experiência estimuladora para o desenvolvimento da formação de professores, pois nessa função busca-se ir além das atividades curriculares, proporcionando uma grandeza na variedade de saberes necessários para a construção de pensamentos críticos durante a sua formação, favorecendo o interesse do discente pela docência (DANTAS, 2014). Objetivo: Apresentar a experiência da monitoria na disciplina de Introdução à Psicologia, no Curso de Bacharelado em Psicologia e suas aprendizagens nas temáticas sobre a diversidade de áreas e abordagens apresentadas nesta disciplina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência como monitora da disciplina de Introdução à Psicologia, no período letivo de março a junho de 2019 em associação com um estudo bibliográfico do tipo narrativa, a fim de subsidiar o exercício teórico-prático da proposta formativa. Durante a disciplina, foi realizado o acompanhamento e suporte ao professor em aulas e seminários; facilitação na aplicação de provas; captação e elaboração de conteúdos para as aulas utilizando bibliografias científicas referente a disciplina. Resultados: Através dessa prática, observou-se grandes aprendizados, tanto referente aos discentes, quanto aos da monitoria, por propiciar troca de saberes e experiências mútuas. Os benefícios foram nítidos diante as contemplações em sala de aula a partir de um deslocamento da visão de senso comum para a Psicologia enquanto ciência e profissão; sobre as abordagens e suas contribuições, como também as percepções sobre o descortinar de todas essas pluralidades ofertadas pela disciplina, facilitando a compreensão e o entendimento das psicologias em sua pluralidade. Foi feito o esclarecimento de dúvidas dos acadêmicos e o apoio do material didático estabelecido pelo professor. As experiências foram múltiplas e fundamentais para o desenvolvimento intelectual de todos, pois contribuiu para a construção de saberes e o envolvimento com as ciências psicológicas. Conclusão: Diante o exercício da monitoria praticada, conclui-se que foi bastante enriquecedor para o entendimento das práticas das funções de um professor em sala de aula e para o aprimoramento da formação. Houve através da disciplina, a expansão de conhecimentos sobre a construção e caracterização da Psicologia e a interação ensino-aprendizagem como monitora, juntamente com as contribuições do professor orientador articulado com o Projeto Pedagógico do Curso. A experiência foi fundamental para a construção de uma visão singular dos desafios e das perspectivas de se trilhar essa profissão e a importância da disciplina para a graduação em Psicologia.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro