A MONITORIA ACADÊMICA: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

  • Autor
  • Denise Maria de Azevedo Frota
  • Co-autores
  • Maria Laís dos Santos Leite , Mauro Michel El Khouri
  • Resumo
  •  

    Introdução: Este trabalho de caráter descritivo relata a minha experiência enquanto monitora da disciplina de Introdução à Psicologia, ofertada no primeiro semestre do Curso de Psicologia da Faculdade Uninta Itapipoca e as reflexões geradas acerca da contribuição desta vivência para a formação docente na referida ciência e profissão. A monitoria configura-se enquanto um exercício entre teoria e prática, que proporciona uma experiência estimuladora para o desenvolvimento da formação de professores, pois nessa função busca-se ir além das atividades curriculares, proporcionando uma grandeza na variedade de saberes necessários para a construção de pensamentos críticos durante a sua formação, favorecendo o interesse do discente pela docência (DANTAS, 2014). Objetivo: Apresentar a experiência da monitoria na disciplina de Introdução à Psicologia, no Curso de Bacharelado em Psicologia e suas aprendizagens nas temáticas sobre a diversidade de áreas e abordagens apresentadas nesta disciplina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência como monitora da disciplina de Introdução à Psicologia, no período letivo de março a junho de 2019 em associação com um estudo bibliográfico do tipo narrativa, a fim de subsidiar o exercício teórico-prático da proposta formativa. Durante a disciplina, foi realizado o acompanhamento e suporte ao professor em aulas e seminários; facilitação na aplicação de provas; captação e elaboração de conteúdos para as aulas utilizando bibliografias científicas referente a disciplina. Resultados: Através dessa prática, observou-se grandes aprendizados, tanto referente aos discentes, quanto aos da monitoria, por propiciar troca de saberes e experiências mútuas.  Os benefícios foram nítidos diante as contemplações em sala de aula a partir de um deslocamento da visão de senso comum para a Psicologia enquanto ciência e profissão; sobre as abordagens e suas contribuições, como também as percepções sobre o descortinar de todas essas pluralidades ofertadas pela disciplina, facilitando a compreensão e o entendimento das psicologias em sua pluralidade. Foi feito o esclarecimento de dúvidas dos acadêmicos e o apoio do material didático estabelecido pelo professor. As experiências foram múltiplas e fundamentais para o desenvolvimento intelectual de todos, pois contribuiu para a construção de saberes e o envolvimento com as ciências psicológicas. Conclusão: Diante o exercício da monitoria praticada, conclui-se que foi bastante enriquecedor para o entendimento das práticas das funções de um professor em sala de aula e para o aprimoramento da formação. Houve através da disciplina, a expansão de conhecimentos sobre a construção e caracterização da Psicologia e a interação ensino-aprendizagem como monitora, juntamente com as contribuições do professor orientador articulado com o Projeto Pedagógico do Curso. A experiência foi fundamental para a construção de uma visão singular dos desafios e das perspectivas de se trilhar essa profissão e a importância da disciplina para a graduação em Psicologia.

  • Palavras-chave
  • Monitoria, Graduação em Psicologia, formação docente, ensino-aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação a Docência
Voltar Download
A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro