SIMULAÇÃO REALÍSTICA SOBRE IMUNIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO COMO METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Raphaella Castro Jansen
  • Co-autores
  • Vitória Costa Oliveira , Maria Rayssa do Nascimento Nogueira , Isabelle e Silva Sousa , Emilia Soares Chaves Rouberte
  • Resumo
  • Introdução: A crise de saúde pública, causada pela pandemia por COVID-19, tem gerado inúmeras repercussões para a humanidade, provocando mudanças inclusive no sistema de educação. Diante desse cenário, com a finalidade de manter o ensino-aprendizagem dos discentes fizeram-se necessárias adaptações educacionais a partir do ensino remoto, com realização de aulas e atividades de forma online. Entretanto, alguns cursos requerem experiência em campos de prática, como é o caso da Enfermagem. Para suprir essa necessidade, visto que as aulas práticas presenciais das disciplinas estão suspensas, a simulação realística apresenta-se como uma estratégia eficiente por possibilitar o desenvolvimento de raciocínio clínico em situações semelhantes aos cenários reais. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização de simulação realística em ambiente virtual, como estratégia no processo de aprendizagem acerca de situação vacinal em crianças. Método: Tratou-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado em março de 2021 por acadêmicas de Enfermagem de uma Universidade Federal, durante as aulas remotas da disciplina de Processo de Cuidar em Saúde da Criança e do Adolescente, via Google Meet. Participaram da aula remota seis discentes e uma docente de enfermagem. Para embasamento teórico, utilizou-se o calendário de vacinação de 2020 e o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde. Resultados: A simulação realística abordou o funcionamento da sala de vacina e a prática de imunização. Estruturou-se a partir da criação de caso clínico de criança que ao nascer recebeu as vacinas BCG e Hepatite B e que aos 3 meses e 15 dias de vida estava com situação vacinal em atraso. Uma discente encenou o papel da enfermeira durante o atendimento e execução da administração das vacinas preconizadas para a faixa etária da criança, enquanto a outra atuou como a responsável pela criança. Desse modo, ocorreu a administração das vacinas Rotavírus, VIP, Pneumocócica 10V, Meningocócica e Pentavalente, enfatizando para os ouvintes as vias, doses e locais de administração de cada vacina. Ao final, foram dadas as orientações sobre a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada, os cuidados com a criança e a importância de notificar a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação, dando ênfase também para o processo de aprazamento das próximas vacinas a serem administradas. Ademais, as discentes mostraram o preenchimento da ficha de vacinação e-SUS e frisaram a importância de manter o sistema atualizado. Conclusão: O feedback dos discentes que participaram da simulação revelaram que esse tipo de metodologia favorece o desenvolvimento do raciocínio crítico diante de situações clínicas reais que ocorrem durante a assistência de enfermagem. Além disso, a estratégia possibilitou assimilar a teoria e a prática de forma simultânea, contribuindo com um ensino remoto dinâmico e eficiente, capaz de reduzir os prejuízos decorrentes da ausência de aulas práticas presenciais devido a pandemia da COVID-19.

  • Palavras-chave
  • Simulação; Ensino Online; Imunização; Enfermagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro