OS BENEFÍCIOS DO FISIOTERAPEUTA NO NÚCLEO AMPLIADO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)
Lara Emmily Belarmino Santos
Granduanda em Fisioterapia. Faculdade Uninta Campus Itapipoca
Itapipoca – Ceará. Belarminolara65@gmail.com
Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha
Coordenadora do curso de Fisioterapia/Fisioterapeuta. Faculdade Uninta Campus Itapipoca.
Itapipoca – Ceará. Aleudinelia@yahoo.com.br
Introdução: Embora o poder do fisioterapeuta atuasse aos três níveis de assistência médica, sua prática restrita ao espaço terapêutico reservada para o tratamento de pessoas com injeções físicas funcionais, que direcionou seu objeto de trabalho para a cura e a reabilitação. No entanto, o fisioterapeuta pode agir junto com outros profissionais básicos de assistência, desenvolvendo uma prática que contempla a humanização e a hospedeira dos usuários, assistência partilhada e educação em saúde, quebrando o único paradigma profissional reabilitativo. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo identificar a importância do fisioterapeuta no Núcleo Ampliado à Saúde da Família (NASF). Metodologia: Estudo de revisão realizado em março de 2021 a busca das publicações indexadas na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com descritores: “fisioterapia”, “atenção básica à saúde” e “núcleo Ampliado à saúde da família”, formalizando um estudo do tipo Revisão literária. Os critérios de inclusão para qualificação de estudos foi dos últimos 5 anos (estudos recentes), estudos disponíveis em texto completo, estudos publicados em revistas da íntegra (BVS) e como critérios de exclusão: estudos que não estão disponíveis completos na íntegra, estudos não publicados em revista na base de dados (BVS), estudos de anos anteriores a 2016 e estudos que não são da língua portuguesa (Brasil). Resultados: A atuação do fisioterapeuta no NASF inclui ações de educação em saúde e prevenção de doenças, organização da mobilidade e gestão de usuários que necessitam de reabilitação, prevenção e tratamento de doenças ocupacionais e usuários que desenvolvem práticas integrais e complementares. Em termos de atenção às necessidades, os fisioterapeutas do NASF desempenham um papel importante na equipe médica. . Considerações Finais: Após a inserção no centro de apoio à saúde da família, o fisioterapeuta precisa enfrentar a questão da promoção dos serviços de saúde, valendo-se de sua autonomia profissional, desenvolvendo intervenções criativas, tendo como eixo norteador a conexão com a comunidade e considerando os direitos dos usuários disponível A escolha da tecnologia e as necessidades de pertencimento à comunidade. Palavras-chave: Atenção básica em saúde, fisioterapia, núcleo Ampliado à saúde da família
Referências: BRAGHINI, Cássia Cristina; FERRETTI, Fátima; FERRAZ, Lucimare. Physiotherapist's role in the NASF: perception of coordinators and staff. Fisioter. mov., Curitiba , v. 29, n. 4, p. 767-776, Dec. 2016.
Souza, Marcio Costa. Et all, Fisioterapia e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: conhecimento, ferramentas e desafios. O Mundo da Saúde, São Paulo - 2013;37(2):176-184.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro