PRÁTICAS COLETIVAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Gabriel Teixeira Alves
  • Co-autores
  • Maria Josivania da Silva
  • Resumo
  • PRÁTICAS COLETIVAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

     

     Gabriel Teixeira Alves

     Discente Enfermagem/Monitor de Enfermagem em Saúde Coletiva I–Faculdade Uninta

    Itapipoca– Ceará. gabrielteixeiraa28@gmail.com

    Maria Josivânia da Silva

    Discente Enfermagem/Monitor de Enfermagem em Saúde Coletiva I - Faculdade Uninta Itapipoca– Ceará. josivaniaflp@gmail.com

    Francisco José de Lunas Júnior

    Docente de Enfermagem – Faculdade Uninta

    Itapipoca-Ceará. lunas.junior@uninta.edu.br

     

    Introdução: A Educação em saúde compreende um processo educativo de construção de conhecimento em saúde que visa à apropriação de um tema pela população, neste sentido as práticas coletivas de educação em saúde surgem como um instrumento em grupo que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no autocuidado a partir do debate com os profissionais e gestores a fim de alcançar a atenção à saúde. Neste direção, as ações educativas devem ser entendidas como uma importante vertente para  promoção, prevenção e manutenção da saúde, pois contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Objetivo: Analisar práticas coletivas de Educação em Saúde na Equipe de Saúde da Família como estratégia de conscientização, esclarecimento e mudança de hábitos dos usuários. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência a partir das vivências de estágio de Saúde Coletiva II, de Enfermagem, da Faculdade UNINTA Itapipoca-CE, que ocorreram na UBS da Estação, durante o mês de novembro de 2020. Foram 03 ações educativas em grupo sobre Vacinação, Prevenção do Câncer de Colo do útero e Novembro Azul para os usuários que aguardavam atendimento. Resultados: As ações permitiram que os usuários fossem participativos e interessados tirando dúvidas. Durante o momento de tira dúvidas sobre medidas preventivas do câncer de colo ouve troca de informações do público com os acadêmicos, a participação do enfermeiro da UBS ao apresentar um gráfico com imagens das fases de progressão do câncer. Conclusão: O envolvimento de toda equipe foi fundamental no processo de planejamento e execução das ações, através delas a equipe conseguiu transformar o espaço em lugar de formação de conhecimento e fortalecimento do elo com os usuários, criando vínculos e fazendo com que a participação dos mesmos seja significativa na mudança de hábitos para melhoria da qualidade de vida. A construção dessas ações trouxe ainda maior independência aos usuários a cerca de várias temáticas, fazendo com que se tornassem sujeitos construtores do seu próprio cuidado.

     

    Palavras-chave: Práticas Coletivas; Educação em Saúde; Saúde da Família

    Referências:

    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2009. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

    COLOMÉ, J. S.; OLIVEIRA, D. L. L. C. de. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, n. 1, p. 177-184, 2012.

    FALKENBERG, M. B.; et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014.

     

  • Palavras-chave
  • Práticas Coletivas; Educação em Saúde; Saúde da Família
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro