Introdução: Vivencia-se na atualidade uma pandemia causada pela COVID-19. Para impedir a rápida disseminação da doença, o isolamento social é uma das principais medidas profiláticas recomendada para toda população, principalmente para os idosos por constituírem o grupo mais vulnerável na pandemia. Todavia, a falta de interação social pode ser um fator desencadeante para o desenvolvimento de transtornos como a depressão e ansiedade. Nesse sentido, o enfermeiro pode intervir a partir da criação de tecnologias que estimulem o estado cognitivo dos indivíduos, uma vez que estas podem ser aliadas no fornecimento de entretenimento durante o período de isolamento social. Objetivo: relatar a construção de um material educativo sobre estimulação cognitiva para idosos em tempos de pandemia. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a construção de uma tecnologia dura intitulada “Apostila de estimulação cognitiva para idosos”. A apostila foi construída em janeiro de 2021 por acadêmicas de enfermagem de uma Universidade Federal do interior do Ceará, durante aulas remotas da disciplina Processo de Cuidar na Saúde do Idoso. O material foi elaborado em três etapas: 1.Pesquisa; 2.Construção e 3.Apresentação. Resultados: A tecnologia foi elaborada de forma individualizada, com base em resultados obtidos diante da aplicação do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) a um idoso que demonstrou necessidade de intervenção devido ao déficit de memória de evocação e orientação. A partir disso, iniciou-se a etapa de pesquisa em bases de dados por teorias e estratégias com potencial resolutivo para o problema. Foi evidenciado que o incentivo a uma prática guiada por um conjunto de tarefas padronizadas, tais como memória, atenção, resolução de problemas, raciocínio, velocidade de processamento, favorecem determinadas funções cognitivas, tais como memória, função executiva, linguagem, praxia, gnosia e função visuoespacial. Fundamentado nisso, escolheu-se os jogos como ferramenta de treino cognitivo. Na segunda etapa realizou-se a construção da tecnologia, em que ocorreu a captação de jogos como quebra-cabeça, Sudoku, palavras cruzadas, jogo da memória e das diferenças, confusão colorida e pintura por números. Esses jogos foram coletados da internet e adicionados em um arquivo de apresentação PowerPoint da Microsoft, organizados em categorias e sumarizados. A apostila continha a descrição das orientações sobre como jogar, quais materiais necessários e se a atividade era individual ou em grupo. Na terceira etapa, a tecnologia foi apresentada a turma, composta por acadêmicos de enfermagem do 8º período, e a docente da disciplina via Google Meet. Conclusão: Acredita-se que a apostila de estimulação cognitiva pode contribuir com a melhoria da memória e cognição para promoção da saúde dos idosos, de forma a amenizar os efeitos decorrentes do isolamento domiciliar em virtude da pandemia da COVID-19. Além disso, a experiência possibilitou às acadêmicas o desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e elaboração de tecnologias para a promoção da saúde, favoreceu a ampliação dos aspectos relacionados à saúde do idoso e das atividades que podem ser desenvolvidas pelo enfermeiro para um cuidar integral e de qualidade.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro