CONSTRUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO SOBRE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Autor
  • Raphaella Castro Jansen
  • Co-autores
  • Vitória Costa Oliveira , Maria Rayssa do Nascimento Nogueira , Bruna Alves Alencar , Natasha Marques Frota
  • Resumo
  • Introdução: Vivencia-se na atualidade uma pandemia causada pela COVID-19. Para impedir a rápida disseminação da doença, o isolamento social é uma das principais medidas profiláticas recomendada para toda população, principalmente para os idosos por constituírem o grupo mais vulnerável na pandemia.  Todavia, a falta de interação social pode ser um fator desencadeante para o desenvolvimento de transtornos como a depressão e ansiedade. Nesse sentido, o enfermeiro pode intervir a partir da criação de tecnologias que estimulem o estado cognitivo dos indivíduos, uma vez que estas podem ser aliadas no fornecimento de entretenimento durante o período de isolamento social. Objetivo: relatar a construção de um material educativo sobre estimulação cognitiva para idosos em tempos de pandemia. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a construção de uma tecnologia dura intitulada “Apostila de estimulação cognitiva para idosos”. A apostila foi construída em janeiro de 2021 por acadêmicas de enfermagem de uma Universidade Federal do interior do Ceará, durante aulas remotas da disciplina Processo de Cuidar na Saúde do Idoso. O material foi elaborado em três etapas: 1.Pesquisa; 2.Construção e 3.Apresentação. Resultados: A tecnologia foi elaborada de forma individualizada, com base em resultados obtidos diante da aplicação do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) a um idoso que demonstrou necessidade de intervenção devido ao déficit de memória de evocação e orientação. A partir disso, iniciou-se a etapa de pesquisa em bases de dados por teorias e estratégias com potencial resolutivo para o problema. Foi evidenciado que o incentivo a uma prática guiada por um conjunto de tarefas padronizadas, tais como memória, atenção, resolução de problemas, raciocínio, velocidade de processamento, favorecem determinadas funções cognitivas, tais como memória, função executiva, linguagem, praxia, gnosia e função visuoespacial. Fundamentado nisso, escolheu-se os jogos como ferramenta de treino cognitivo. Na segunda etapa realizou-se a construção da tecnologia, em que ocorreu a captação de jogos como quebra-cabeça, Sudoku, palavras cruzadas, jogo da memória e das diferenças, confusão colorida e pintura por números. Esses jogos foram coletados da internet e adicionados em um arquivo de apresentação PowerPoint da Microsoft, organizados em categorias e sumarizados. A apostila continha a descrição das orientações sobre como jogar, quais materiais necessários e se a atividade era individual ou em grupo. Na terceira etapa, a tecnologia foi apresentada a turma, composta por acadêmicos de enfermagem do 8º período, e a docente da disciplina via Google Meet. Conclusão: Acredita-se que a apostila de estimulação cognitiva pode contribuir com a melhoria da memória e cognição para promoção da saúde dos idosos, de forma a amenizar os efeitos decorrentes do isolamento domiciliar em virtude da pandemia da COVID-19. Além disso, a experiência possibilitou às acadêmicas o desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e elaboração de tecnologias para a promoção da saúde, favoreceu a ampliação dos aspectos relacionados à saúde do idoso e das atividades que podem ser desenvolvidas pelo enfermeiro para um cuidar integral e de qualidade.

  • Palavras-chave
  • Tecnologia educacional; Autocuidado; Idoso; Enfermagem; Coronavírus.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro