CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA IDOSOS COM ÊNFASE NA FUNÇÃO COGNITIVA

  • Autor
  • Maria Rayssa do Nascimento Nogueira
  • Co-autores
  • Bruna Alves Alencar , Raphaella Castro Jansen , Vitória Costa Oliveira , Iorana Candido da Silva , Natasha Marques Frota
  • Resumo
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    Introdução: O envelhecimento humano é uma fase marcada por transformações no organismo, que refletem no funcionamento físico, cognitivo, bem como na percepção subjetiva dessas transformações pelo indivíduo (CHARIGLIONE, 2014). Nesse período, as funções cognitivas podem sofrer declínios graduais, patológicos ou normais (NETTO, 2010). Estudos demonstram que intervenções cognitivas aplicadas em idosos, proporcionam tanto benefícios cognitivos como neurobiológicos (CHARIGLIONE e JANCZURA, 2013; GROSS et al., 2011). No tocante aos procedimentos adotados em treinos cognitivos, uma técnica comum é a utilização de tarefas relacionadas à vida diária do idoso com o intuito de auxiliá-lo em situações que envolvam saúde, finanças, organização e manutenção de uma casa e comunicação (BELLEVILLE et al., 2011; GROSS et al., 2011; TEIXEIRA et al., 2012). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na construção de tecnologia educativa para idosos com ênfase na função cognitiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado em outubro de 2020 por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, durante as aulas da disciplina Cuidados de Enfermagem no Processo de Envelhecimento. Este material foi construído como componente curricular da disciplina como material complementar. Resultados: A tecnologia cognitiva criada tem por nome “Rotina em Álbum”, este foi confeccionado pelo aplicativo Canva e se configura como um caderno de anotações e fotos, utilizado com o objetivo de ajudar o idoso a se lembrar dos parâmetros de doenças crônicas, horários dos medicamentos que devem ser consumidos, consultas e restrições médicas, Atividades de Vida Diárias, bem como momentos especiais vivenciados com amigos e família. No design do Rotina em Álbum, criou-se uma página para identificação do idoso, contendo perguntas sobre: histórico de doenças, escolaridade, e dados pessoais como nome, data de nascimento, endereço e telefone; uma página com parâmetros de glicemia, lipídios, pressão arterial; e páginas indicativas para anotações sobre medicamentos, restrições médicas, atividades diárias e para fazer colagens de fotos de momentos que o idoso deseja lembrar, com espaços para anotar datas ou o que desejar.  Conclusão: O “Rotina em Álbum” é uma tecnologia que pode fornecer ao idoso auxílio memorial, haja vista que sua configuração permite que este relembre de informações e situações importantes para manter uma qualidade de vida e saúde. A criação dessa tecnologia proporcionou as acadêmicas de enfermagem experiência na confecção de técnicas capazes de auxiliar o paciente idoso a manter uma rotina de atividades, esta ação configurara-se como uma alternativa para executar uma assistência de enfermagem holística e humanizada.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia Educacional, Idoso, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro