USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TÉCNICA DE ENSINO REMOTO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Autor
  • Maria Rayssa do Nascimento Nogueira
  • Co-autores
  • Isabelle e Silva Sousa , Raphaella Castro Jansen , Vitória Costa Oliveira , Iorana Candido da Silva , Emilia Soares Chaves Rouberte
  • Resumo
  • Introdução: A pandemia decorrente do SARS-CoV-2 se constitui como um dos eventos de saúde pública mais impactante no Brasil e no mundo, decorrente das inúmeras consequências e aflições ocasionadas em nossa sociedade. No país, este cenário interferiu diretamente no processo educacional da formação dos cursos da saúde, este fator exigiu uma remodelação de emergência, demandando atenção e diálogo ágil entre educadores, gestores e sociedade. Desta forma, faz-se necessário implementar metodologias eficazes para manter a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Na enfermagem, estudos demonstram a simulação realística como estratégia de ensino efetiva e inovadora, capaz de fornecer melhores oportunidades de aprendizagem e treinamento, além de ampliar as relações entre a teoria e a prática do corpo discente em um ambiente seguro. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante o processo de planejamento e implementação de uma simulação realística sobre imunização infantil, como estratégia de aprendizagem no ensino remoto. Método: Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em março de 2021 por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, durante aulas remotas da disciplina Processo de Cuidar em Saúde da Criança e do Adolescente. Embasou-se a simulação realística no calendário de vacinação 2020 e no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, sendo guiada por uma docente do curso, via Google Meet. Participaram da aula remota, seis discentes, no qual criaram e executaram situações clínicas do calendário vacinal, em dupla. Resultados: A simulação realística aqui relatada foi protagonizada por uma das duplas presentes na aula. Abordou-se: Funcionamento da sala de vacina; Simulação da técnica de administração de vacinas; Aprazamento. A dupla dividiu-se entre executar o papel da enfermeira e o da mãe da criança, utilizando uma boneca para simular a criança. Esta, por sua vez, era do sexo masculino, tinha a faixa etária de 15 meses, pesava 12 kg, e não tinha tomado as vacinas dos 12 meses. Desse modo, na simulação, ocorreu a administração das seguintes vacinas: Reforço da Pneumocócica 10 V; reforço da Meningocócica C; Tríplice Viral; Varicela; DTP; VOP; Hepatite A. Durante a execução da técnica enfatizou-se de forma oral as vias, doses, quantidade e locais de administração de cada vacina. Após a administração, a mãe foi orientada quanto à possibilidade de reações adversas, enfatizando a importância de esta relatar à Unidade Básica de Saúde o seu aparecimento, bem como o aprazamento das vacinas futuras, mencionando a importância de manter o cartão de vacina sempre atualizado. Ademais, a enfermeira preencheu o cartão de vacina da criança e a ficha de vacinação e-sus no formato PDF no Software Adobe. Conclusão: A simulação realística é uma técnica capaz de amenizar as perdas práticas dos alunos de enfermagem, decorrente da ausência dos estágios em unidades de saúde, devido a pandemia COVID-19, pois sua implementação favorece o debate e raciocínio clínico, bem como o treinamento das técnicas de enfermagem, possibilitando a interlocução entre o ensino teórico-prático.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Simulação, Ensino Online.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro