Introdução: A Monitoria Acadêmica é um processo pelo qual alunos monitores auxiliam, no ensino e na aprendizagem, alunos regulares matriculados em determinada disciplina, trazendo vários benefícios para os envolvidos, aos alunos monitores, podem despertar em si o interesse à docência, desenvolver e aprofundar seus conhecimentos, além de enriquecer o currículo, os alunos terão um auxílio para minimizar ou sanar as possíveis dúvidas, favorecendo a aprendizagem, já os docentes terão um apoio e poderão consultar informações de aprendizagem dos alunos através dos monitores. A disciplina de Anatomia Humana está inserida na formação dos acadêmicos das ciências da saúde, ressaltando não apenas o aprendizado teórico, mas também a prática da mesma. Objetivo: Relatar a experiência de monitoria da disciplina de Anatomia Humana na Faculdade UNINTA de Itapipoca-CE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de uma discente do curso de Fisioterapia como monitora da disciplina de Anatomia Humana nos cursos de graduação em Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição da Faculdade UNINTA Itapipoca, com carga horária de 12 horas semanais, no período de 2018 e 2019, correspondendo aos semestres 2018.2 e 2019.1. Resultados: Os estudos de monitoria são de caráter complementar e, nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, a disciplina foi ministrada em sala de aula de forma teórica e reforçada no laboratório em aulas práticas com peças sintéticas, além de games para melhor fixação do conteúdo e entendimento das estruturas anatômicas. A disciplina de Anatomia Humana é naturalmente tida, pela maioria dos alunos, como algo difícil por ser totalmente novo e com muitos detalhes. De acordo com o cronograma da disciplina, os acadêmicos monitores fizeram um estudo para estarem aptos a repassar o conteúdo e a sanar as dúvidas dos alunos. Assim, os monitores atuaram no sentido de auxiliar no processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e auxiliando quanto às possíveis formas de estudo da disciplina. O monitor é como uma ponte entre o docente e os acadêmicos, por estes se sentirem mais a vontade para tirarem suas principais dificuldades, principalmente próximas às avaliações. Assim, a experiência foi muito produtiva e agradável, tendo sido criado um bom relacionamento interpessoal entre monitor, alunos e docente, alcançando desta forma um maior aprendizado para todas as partes. Conclusão: Diante deste relato de experiência, constatou-se as contribuições que a monitoria acadêmica em Anatomia Humana trouxe tanto para os acadêmicos quanto para o acadêmico-monitor, bem como para o docente que ministra esta unidade curricular. Além do mais, esta vivência despertou na monitora um interesse maior pela disciplina de Anatomia Humana, assim como, uma grande admiração pela docência.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro