INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é um programa que objetiva a iniciação do discente à docência, através da aproximação e envolvimento do mesmo ao processo de desenvolvimento e apoio à condução da disciplina na qual foi aprovado. Nessa perspectiva, a monitoria é um meio de qualificação profissional que propicia ao acadêmico o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento de habilidades no processo ensino-aprendizagem de disciplinas ofertadas na grade curricular dos cursos de nível superior. OBJETIVO: Descrever, através de um relato de experiência, as percepções acerca da monitoria da disciplina de Epidemiologia. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do processo de monitoria acadêmica realizada no período de abril à novembro de 2019, na disciplina de Epidemiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Uninta Itapipoca. As atividades da monitoria tiveram a duração de doze horas semanais durante os semestres vigentes. RESULTADOS: A monitoria proporcionou o desenvolvimento do acadêmico-monitor em inúmeros aspectos frente ao seu envolvimento direto no processo ensino-aprendizagem da disciplina de Epidemiologia. O monitor acompanhou todas as aulas, semanalmente, dos discentes não-monitores auxiliando nas dúvidas e dificuldades, uma vez que dispunha de domínio das ferramentas e atividades desenvolvidas na disciplina. Além das participações em sala de aula, o monitor desempenhou atividades como: leitura da bibliografia básica e complementar da disciplina; incentivo ao desenvolvimento de grupos de estudos entre os alunos; suporte na elaboração de um banco de questões sobre cálculo de indicadores de saúde; apoio ao docente nas aulas práticas no laboratório de informática, bem como, nas oficinas de orientação dos discentes para a elaboração de banneres digitais com análises epidemiológicas; dentre outras atividades de suporte às necessidades do professor na condução das aulas. Considerando as atividades realizadas pelo monitor, ressalta-se a relevância do processo de monitoria acadêmica, uma vez que, trata-se de uma experiência ímpar de aperfeiçoamento e aprofundamento do conhecimento, com ênfase na troca de saberes e experiências entre o monitor, os alunos e o docente. Importante ressaltar que o monitor tem acesso às informações internas da disciplina, ou seja, devendo estar sempre atento aos princípios da ética. Por fim, ressalta-se o valor da monitoria acadêmica como um diferencial para o currículo do acadêmico-monitor. CONCLUSÃO: A experiência na monitoria acadêmica na disciplina de epidemiologia viabilizou um desenvolvimento aprofundado do monitor nos conteúdos teórico-práticos trabalhados ao longo da disciplina, corroborando para o aperfeiçoamento do raciocínio epidemiológico e interesse pela pesquisa científica na área, além do crescimento profissional do mesmo no cenário acadêmico.
Palavras-chave: Monitoria; Epidemiologia; Enfermagem
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro