Introdução: Neurociência é a disciplina que compreende o estudo do sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que sofra. Portanto, o objeto de estudo dessa ciência é complexo, sendo necessário o exercício da monitoria, que é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados. Objetivo: Relatar a experiência vivida durante o processo de monitoria na disciplina de Neurociências, ressaltando a contribuição nas atividades de aprendizagem dos alunos na compreensão das abordagens pedagógicas dos assuntos da disciplina. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina Neurociências, nos cursos de graduação em Fisioterapia e Psicologia da Faculdade Uninta Itapipca, no período de abril a dezembro de 2019, correspondendo ao semestre 2019.1 e 2019.2. Resultados: Os estudos de monitoria foram de cunho complementar e como forma de apoio as aulas com horários semanais de 12 horas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas juntamente com as propostas pedagógicas do plano de ensino da disciplina com questionários e figuras ilustrativas para fixação do conteúdo ministrado, além da interação lúdica com o aluno monitor e alunos da disciplina, desta forma foi possível observar os critérios avaliativos do professor para verificar os níveis de aprendizagem dos alunos. Logo os discentes monitorados, obtiveram um maior estímulo ao estudo em relação à disciplina alavancando o rendimento acadêmico dos monitorados. Assim a experiência foi fruto de um proveitoso relacionamento interpessoal estabelecido entre monitor, alunos monitorados e docentes, culminando em um maior aprendizado para todos. Conclusão: Diante a experiência de monitoria o interesse sobre a pesquisa impulsionou a obtenção de novos saberes para se compartilhar com o professor orientador e os alunos, além da produção de argumentos impulsionados por essa busca somada com o despertar para a docência.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro