Introdução: O cenário de pandemia, de COVID-19, ocasionou mudanças no processo educacional, sendo necessário que as Instituições de Ensino Superior modificassem suas metodologias de ensino implementando plataformas digitais, como forma de viabilizar o processo de ensino-aprendizagem, optando por modalidades que possui maior predominância de recursos tecnológicos e digitais. Logo, o ensino por simulação tem sido uma ferramenta imprescindível, possibilitando a construção do conhecimento e desenvoltura de competências necessárias para formação de enfermeiros, que sejam capazes de intervir em situações complexas e na tomada de decisões baseadas em evidências científicas. Objetivo: Apresentar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem obtida por meio do desenvolvimento, execução e simulação de uma teleconsulta de enfermagem a uma pessoa idosa depressiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, ocorrido em março de 2021 por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, durante aulas remotas, da disciplina Cuidado de Enfermagem no Processo de Envelhecimento. A simulação da teleconsulta de enfermagem a pessoa idosa depressiva baseando-se na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e na Escala de Depressão Geriátrica. A simulação ocorreu sob a orientação de um docente do curso, via Google Meet, assistida por seis discentes. Resultados: A simulação da avaliação foi planejada e realizada por uma das duplas de discentes presentes na aula. Foram contempladas durante a simulação as temáticas como: Anamnese, Exame Físico, Protocolo de identificação do idoso vulnerável, Polifarmácia, Avaliação ambiental, Protocolo de Quedas, Sinais Vitais, Hábitos de vida, Escala de Depressão Geriátrica e Diagnósticos de Enfermagem. Cada integrante da dupla foi direcionado um papel, de enfermeira e da pessoa idosa, esta última era do sexo feminino, casada, com 80 anos de idade, residente de Acarape-CE e diagnosticada com Hipertensão Arterial, Mal de Alzheimer e Depressão, apresentando queixa de indisposição para fazer atividades rotineiras. Após abordar os temas propostos, e dadas orientações a paciente acerca de seguir corretamente o tratamento medicamentoso, a importância da realização de atividades rotineiras como forma de exercitar sua independência, instruções sobre alimentação saudável e prevenção de quedas, realizou-se os diagnósticos, para tal utilizou-se as taxonomias do NANDA-I, NIC e NOC para construir os diagnósticos, intervenções e resultados esperados, respectivamente, foram eles: Mobilidade física prejudicada, Fadiga e Enfrentamento familiar prejudicado. Conclusão: A técnica de simulação realística demonstra-se como uma importante ferramenta no ensino remoto, pois possibilita a construção de conhecimento baseado em evidências na prática em consultas, podendo ser amplamente disseminada entre as disciplinas, a fim de diminuir os impactos negativos da COVID-19 no processo educacional.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro