APLICAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO REMOTO PARA ASSISTÊNCIA DO IDOSO COM DEPRESSÃO

  • Autor
  • Bruna Alves Alencar
  • Co-autores
  • Maria Rayssa do Nascimento Nogueira , Raphaella Castro Jansen , Vitória Costa Oliveira , Iorana Cândido da Silva , Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti
  • Resumo
  • Introdução: O cenário de pandemia, de COVID-19, ocasionou mudanças no processo educacional, sendo necessário que as Instituições de Ensino Superior modificassem suas metodologias de ensino implementando plataformas digitais, como forma de viabilizar o processo de ensino-aprendizagem, optando por modalidades que possui maior predominância de recursos tecnológicos e digitais. Logo, o ensino por simulação tem sido uma ferramenta imprescindível, possibilitando a construção do conhecimento e desenvoltura de competências necessárias para formação de enfermeiros, que sejam capazes de intervir em situações complexas e na tomada de decisões baseadas em evidências científicas. Objetivo: Apresentar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem obtida por meio do desenvolvimento, execução e simulação de uma teleconsulta de enfermagem a uma pessoa idosa depressiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, ocorrido em março de 2021 por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, durante aulas remotas, da disciplina Cuidado de Enfermagem no Processo de Envelhecimento. A simulação da teleconsulta de enfermagem a pessoa idosa depressiva baseando-se na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e na Escala de Depressão Geriátrica. A simulação ocorreu sob a orientação de um docente do curso, via Google Meet, assistida por seis discentes. Resultados: A simulação da avaliação foi planejada e realizada por uma das duplas de discentes presentes na aula. Foram contempladas durante a simulação as temáticas como: Anamnese, Exame Físico, Protocolo de identificação do idoso vulnerável, Polifarmácia, Avaliação ambiental, Protocolo de Quedas, Sinais Vitais, Hábitos de vida, Escala de Depressão Geriátrica e Diagnósticos de Enfermagem. Cada integrante da dupla foi direcionado um papel, de enfermeira e da pessoa idosa, esta última era do sexo feminino, casada, com 80 anos de idade, residente de Acarape-CE e diagnosticada com Hipertensão Arterial, Mal de Alzheimer e Depressão, apresentando queixa de indisposição para fazer atividades rotineiras. Após abordar os temas propostos, e dadas orientações a paciente acerca de seguir corretamente o tratamento medicamentoso, a importância da realização de atividades rotineiras como forma de exercitar sua independência, instruções sobre alimentação saudável e prevenção de quedas, realizou-se os diagnósticos, para tal utilizou-se as taxonomias do NANDA-I, NIC e NOC para construir os diagnósticos, intervenções e resultados esperados, respectivamente, foram eles: Mobilidade física prejudicada, Fadiga e Enfrentamento familiar prejudicado. Conclusão: A técnica de simulação realística demonstra-se como uma importante ferramenta no ensino remoto, pois possibilita a construção de conhecimento baseado em evidências na prática em consultas, podendo ser amplamente disseminada entre as disciplinas, a fim de diminuir os impactos negativos da COVID-19 no processo educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Saúde do Idoso, Depressão, Educação a Distância, Exercício de Simulação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Iniciação Científica
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A IV Semana Acadêmica da Faculdade Uninta Itapipoca, foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. Como foco no fortalecimento da pesquisa, proporcionou aos discentes de docentes, momento de ciência, cultura e troca de experiências. 
Foi dada atenção especial neste evento para o preparo e apresentação dos trabalhos enviados. Este evento cujo título foi, Desafios profissionais contemporâneos: (auto)cuidado e responsabilidade social.
  • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
  • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e áreas afins, tanto da Faculdade UNINTA Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
  • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
  • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
  • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior. Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
  • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

 DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS

  • Poderão ser submetidos trabalhos em formato de resumos simples concorrendo a MENÇÃO HONROSA.
  • O resumo simples devem conter de 300 a 500 palavras e ser estruturado com os seguintes itens: introdução, objetivos, método, resultados, conclusão, palavras-chave e referências. Título e referências não entram na contagem. As referências devem ser no mínimo três e no máximo cinco, conforme as normas da ABNT;
  • O envio do resumo representa um compromisso definido dos(as) autor(as) em apresentar(em) o trabalho, se aceito, durante o evento. Os trabalhos serão apresentados on-line em Power Point no dia e horário estabelecido na programação.
  • Cada apresentador terá 10 a 15 minutos para apresentar à Comissão Avaliadora o conteúdo desenvolvido, de forma oral, seguidos de arguição oral de 10 minutos pela banca examinadora. As sessões terão a presença de um responsável pela coordenação dos trabalhos, e da Comissão de Avaliação.
  • O período de submissão de trabalhos para o evento inicia no dia 01 de março e encerra no dia 30 de março 2021, unicamente por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/ivsemanaacademicafui.
  • Em todos os trabalhos enviados, devem constar nos nomes dos autores a condição universitária e/ou profissional, referência de suas instituições (se houver), cidade e estado de origem.
  • O exemplo a ser seguido encontra-se no template padrão, disponível para download no site do evento. Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE no modelo mestre, disponibilizado pelo evento;
  • Só serão aceitos os trabalhos dos proponentes que realizarem a inscrição no evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados para o evento ocorrerá a partir do dia 10 de abril de 2021.
  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se aos seguintes EIXOS TEMÁTICOS, os quais, deverão estar sinalizados no trabalho;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa;
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde;
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos;
  • Cultura e Práticas Sociais.
  • Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor(es).
  • Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como o link para apresentação, serão divulgados através do site do evento e por meio de e-mail para os proponentes.
  • Pelo menos um dos autores deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho e qualquer autor/coautor discente está apto a apresentar o trabalho
  • Os trabalhos devem ser enviados nos formatos docx, sendo uma via COM IDENTIFICAÇÃO dos autores e outra SEM IDENTIFICAÇÃO;

Comissão Organizadora

Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira

Comissão Científica

Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro