Introdução: A disciplina de História e Fundamentos de Enfermagem é ofertada durante o primeiro período da matriz curricular do curso de graduação em enfermagem e possui como um de seus objetivos apresentar aos alunos conteúdos referentes à história e evolução da enfermagem, bem como, à relevância da enfermagem no mundo contemporâneo. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica no desenvolvimento de uma peça teatral como estratégia didática no processo ensinoaprendizagem da disciplina de História e Fundamentos de Enfermagem. Método: Tratase de um estudo do tipo relato de experiência sobre a realização de uma peça teatral desenvolvida no decorrer da monitoria acadêmica da disciplina de História e Fundamentos da Enfermagem, ocorrida no semestre 2019.1, com a turma do primeiro período do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade UNINTA Itapipoca, durante a I Semana da Enfermagem desta Instituição de Ensino Superior. O desenvolvimento da atividade acadêmica contou com o apoio do monitor da disciplina na condução das etapas de planejamento, ensaios, organização e execução da peça teatral como ferramenta de aprendizagem ativa por parte dos alunos. Resultados: A peça teatral apresentada pelos acadêmicos de enfermagem ilustrou o contexto histórico da origem e evolução da enfermagem, ao expor para o público do evento, de forma narrativa e lúdica, os acontecimentos ocorridos na Guerra da Criméia com ênfase na atuação de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna, à frente das práticas de Enfermagem desenvolvidas no hospital de campanha da guerra. O teatro possui uma importância como recurso pedagógico, portanto, é considerada uma arte dramática que envolve a prática coletiva e social, facilitando a comunicação entre os acadêmicos e o público. Nesse âmbito, o teatro foi considerado pelo professor, monitor e alunos, uma estratégia didática de expressiva relevância acadêmica ao resgatar o legado de Florence Nightingale, reconhecida como a matriarca da Enfermagem moderna, que por sua vez, abriu caminho para a evolução científica, representação social e profissionalização da Enfermagem. Desse modo, a ação contribuiu para uma aprendizagem significativa da temática abordada na disciplina e foi essencial para o processo evolutivo da monitoria acadêmica a partir da troca de saberes entre monitor, professor e alunos. Vale salientar que a monitoria acadêmica auxilia na condução do discente a uma experiência de ensino e aprendizagem, a partir do desenvolvimento de atividades didáticas e técnicas de apoio ao docente da disciplina, que por sua vez, proporcionam novos saberes e habilidades acadêmicas. Conclusão: A representação teatral da história da Enfermagem no contexto da Guerra da Criméia foi essencial para a evolução do monitor da disciplina no processo de iniciação à docência. Portanto, ressalta-se o fato da monitoria acadêmica ter oportunizado ao monitor a possibilidade de compartilhar conhecimentos e auxiliar os discentes no descobrimento e fortalecimento dos seus próprios domínios acadêmicos ao utilizar estratégias de aprendizagem ativa nesta prática didática, facilitando assim o alcance dos objetivos da disciplina de História e Fundamentos de Enfermagem.
DA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO. E APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS
Comissão Organizadora
Francisco Mayron Morais Soares
Luciana de Moura Ferreira
Comissão Científica
Bruna Aparecida Melo Batista
Francisco Wesley Souza
Glícia Mesquista Martiniano Mendonça
Kirley Kethellen Batista Mesquita
Maria Laís dos Santos Leite
Maria Sinara Farias
Márcio Silva Gondim
Paulo Cesar Teles Correia Junior
Rafael Pereira
Rebeca Chaves Cruz
Samylle Barbosa Veras Ferro