A sistematização da elite enquanto epistemologia hegemônica do pensamento social

  • Autor
  • Haron Barberio Francelin
  • Co-autores
  • Lucas Mariano Maciel Baqueiro
  • Resumo
  • Dentro da epistemologia científica, em sua manifestação hegemônica — isto é, aquela reconhecida tanto dentro quanto fora do próprio campo de estudo —, determinadas formas de produção de conhecimento ganham notoriedade e legitimidade. Nas ciências humanas, esse itinerário não é diferente: ao seguir a trilha das abordagens mais recorrentes sob o prisma analítico, destaca-se o estudo sobre as elites.

    Essa faceta do mundo social, contudo, carece de uma sistematização que contemple suas particularidades. Sabe-se, porém, que há em sua expressão uma característica comum e notória: o seu caráter topográfico e relacional. Em outras palavras, ser elite é ocupar uma posição em relação a algo que confere distinção — seja pelo poder, pelo conteúdo simbólico ou pela herança de condições de experiência e existência.

    Diante dessa formulação, é imperioso realizar uma sistematização das formas como esse espectro topográfico se apresenta, especialmente no interior da teoria das elites. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma revisão bibliográfica dos principais autores que se dedicaram ao estudo das elites, investigar as nuances e semelhanças entre suas abordagens.

    Esse esforço sistemático não apenas posiciona os autores no campo, como também enfrenta a pergunta central dos estudos sobre as elites: a relação recursiva é o elemento constitutivo das elites? A resposta a essa questão pode ser explorada ao longo de todo o pensamento contemporâneo acerca desse objeto.

    Dessa forma, a análise da trajetória intelectual da teoria das elites permite compreender quais são os recursos posicionais mobilizados para explorar essa dimensão relacional e distintiva. A hipótese central que orienta esta investigação é que o poder, enquanto substrato de manifestação de força, se apresenta como o principal elemento constitutivo da relação distintiva que caracteriza as elites. No entanto, o poder é plural e amplo em sua própria definição conceitual. Por isso, a identificação de seu papel exige uma sistematização rigorosa do pensamento sobre as elites, especialmente no âmbito da teoria das elites — foco analítico deste artigo.

  • Palavras-chave
  • elite, sistematização, epistemologia, pensamento
  • Área Temática
  • GT3 - Elites, poder e instituições democráticas
Voltar

O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro: intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN-Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação virtual será transmitida pelas páginas oficiais do evento no YouTube e pela DoityPlay. Nesta edição contaremos com Conferência de Abertura, Grupos de Trabalho (modalidade virtual) e Conferência de Encerramento. Esperamos retomar o diálogo proposto nas edições anteriores do evento (1º SPSB2º SPSB e 3ºSPSB) que resultaram na publicação de livros oriundos das áreas temáticas presentes anteriormente (Coleção Pensamento Social Brasileiro-Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4), publicarmos novos livros oriundos desta edição do evento e que novas conexões possam ser criadas. Com esses sentimentos de alegria e reencontro, lhes desejamos boas-vindas!

  • GT1 - Brasil: encruzilhadas na defesa da democracia
  • GT2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT3 - Elites, poder e instituições democráticas
  • GT4 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT5 - Estudos em música popular e sociedade no Brasil: teoria, método e análises
  • GT6 - Identidades nacionais, a tradição de Pensamento Social Brasileiro e seus críticos
  • GT7 - Indisciplinando o cânone: diálogos, legados e resistências a partir do pensamento afrodiaspórico brasileiro para a compreensão da(s) realidade(s)
  • GT8 - Movimentos sociais, protestos e participação na democracia brasileira contemporânea: perspectivas teóricas e metodológicas
  • GT9 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT10 - Pensamento Social Brasileiro nos currículos da educação básica e superior
  • GT11 - Políticas de Ações Afirmativas e o Pensamento Social Brasileiro Contemporâneo
  • GT12 - Raízes intelectuais das novas direitas latino-americanas
  • GT13 - Retomando o Pensamento Social Afro-Brasileiro: Por que agora Crítica dos intelectuais negros ao seu lugar no pensamento brasileiro
  • GT14 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT15 - Temas, argumentos e arenas na construção das narrativas da Nova Direita
  • GT 16 – Apresentações Coordenadas.