O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado profissional em Ensino de História, com o título - Traços da Branquitude: O uso de quadrinhos no Ensino de História como prática antirracista - pesquisa que aponta caminhos para estabelecer práticas antirracistas nas aulas de História, por meio da utilização de histórias em quadrinhos (HQs) que abordem questões raciais, questionem os modelos hegemônicos eurocêntricos e os privilégios da branquitude. A partir das reflexões desenvolvidas por Maria Aparecida Bento e Lourenço Cardoso que analisam a branquitude no cenário brasileiro e os trabalhos de Toni Morrison e Edward Said sobre como produções culturais possuem o poder de construir um imaginário negativo acerca do Outro, a pesquisa busca estabelecer uma relação entre a produção de HQs e o uso de estereótipos de pessoas não brancas como um elemento de reafirmação da branquitude, contribuindo para a perpetuação da condição de subalternidade desses indivíduos. O recurso educacional desenvolvido neste trabalho é um catálogo de quadrinhos que conta com a análise de 28 obras brasileiras que apresentam de alguma forma a discussão sobre a questão racial no Brasil, seja de forma central, seja de forma secundária em suas narrativas. As análises apontam caminhos de interpretação de imagens e textos acerca da presença da branquitude como um fenômeno presente em nossa sociedade, e, dessa forma, presente nas produções culturais dessa sociedade. A fim de fornecer um recurso didático para professores, o catálogo traz informações bibliográficas das obras, uma pequena biografia das autoras e autores, as premiações, um resumo do quadrinho e a análise a partir da perspectiva da Branquitude, além de indicar quais as habilidades da BNCC do Ensino Fundamental e Médio podem ser trabalhadas com cada obra. A escolha das HQs se deu pela seleção de obras que constroem suas narrativas por meio da valorização da diversidade racial, ao apresentar histórias e personagens não brancos de forma humanizada, trazendo um contraponto aos quadrinhos que, por muito tempo, trouxeram imagens preconceituosas de sociedades e indivíduos que não pertencem ao modelo hegemônico.
O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro: intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN-Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação virtual será transmitida pelas páginas oficiais do evento no YouTube e pela DoityPlay. Nesta edição contaremos com Conferência de Abertura, Grupos de Trabalho (modalidade virtual) e Conferência de Encerramento. Esperamos retomar o diálogo proposto nas edições anteriores do evento (1º SPSB, 2º SPSB e 3ºSPSB) que resultaram na publicação de livros oriundos das áreas temáticas presentes anteriormente (Coleção Pensamento Social Brasileiro-Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4), publicarmos novos livros oriundos desta edição do evento e que novas conexões possam ser criadas. Com esses sentimentos de alegria e reencontro, lhes desejamos boas-vindas!