A presente proposta de resumo tem como intuito desenvolver uma análise acerca da trajetória de vida de Tereza de Benguela uma mulher negra, escravizada no século XVIII, que comandou um dos maiores quilombos do centro-oeste, o Quariterê. Desta forma esta pesquisa se dedica para traçar um pensamento através da vivencia de Tereza de Benguela na construção do currículo escolar na educação básica. Tereza de Benguela, uma das principais personagens do cenário de resistência e de luta mato-grossense. Experimentou da vivência no Estado de Mato Grosso, nas margens do rio Guaporé, que está localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a qual se constituiu a primeira capital do estado de Mato Grosso entre os anos de 1752 a 1820, Vila Bela obteve grande destaque político e econômico, garantindo a expansão e preservação do território fronteiriço. Tereza de Benguela se torna conhecida nacionalmente, pelas lutas travadas entre os 1750 a 1770. Tereza de Benguela, por aproximadamente 20 anos comandou o quilombo do Quariterê de forma muito inteligente e articulada, criando um modelo de governança de modo parlamentar, estas articulações foram de extrema necessidade para que mantivesse o quilombo estruturado por um logo período.
Desta maneira, trazemos para debate a lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana no ensino fundamental e médio, das escolas públicas e privadas, a mesma que é resultado de muita luta do movimento negro no Brasil. A lei 10.639/03, busca através do ensino desenvolver a desnaturalização de ideias pejorativas, de subalternidade, e de desvalorização da cultura negra. Portanto, a lei tem grande impacto social, pois tem como intenção o rompimento das práticas difundidos por longos séculos de marginalização, subalternização e inferiorização da população negra, e é através desta lei que as escolas buscam fazer articulações para as discussões raciais no Brasil e o combate ao Racismo.
Consequentemente, para a efetivação da lei é de suma necessidade que se trabalhe com pesquisas que valorizem as conquistas, lutas e resistência da sociedade negra, buscando atuar também no campo de ensino com as experiências de vidas da população negra, demonstrando que através de suas vivencias e experiências, modificaram e romperam as imposições do período em que estavam inseridos. Portanto, este trabalho se direciona para trazer a experiência vivenciada por Tereza de Benguela e como as articulações ocorrida no século XVIII, refletem nas possibilidades de vida e cultura dos afro-brasileiros.
O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro: intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN-Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação virtual será transmitida pelas páginas oficiais do evento no YouTube e pela DoityPlay. Nesta edição contaremos com Conferência de Abertura, Grupos de Trabalho (modalidade virtual) e Conferência de Encerramento. Esperamos retomar o diálogo proposto nas edições anteriores do evento (1º SPSB, 2º SPSB e 3ºSPSB) que resultaram na publicação de livros oriundos das áreas temáticas presentes anteriormente (Coleção Pensamento Social Brasileiro-Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4), publicarmos novos livros oriundos desta edição do evento e que novas conexões possam ser criadas. Com esses sentimentos de alegria e reencontro, lhes desejamos boas-vindas!