Entre a província e a modernidade: o projeto da Revista Joaquim (1946-1948)

  • Autor
  • Yasmin Brand Rodrigues
  • Resumo
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    Este trabalho propõe uma análise da revista de arte Joaquim, publicada em Curitiba entre abril de 1946 e dezembro de 1948, como expressão das tensões entre tradição e modernidade, centro e periferia no campo cultural brasileiro do pós-guerra. Editada pelo escritor paranaense Dalton Trevisan e impressa pela editora Guaíra, a Joaquim nasce em uma conjuntura marcada por intensas transformações políticas, sociais, culturais e econômicas, tanto a nível nacional quanto internacional, no qual o próprio papel do intelectual é posto em xeque. Nesse sentido, compreende-se o periódico não como um espaço de circulação de ideias neutro ou imparcial, mas como um instrumento de inserção intelectual, manipulação de interesses e intervenção na vida social, cujas publicações serviam como estratégia de reconhecimento e legitimação da produção intelectual paranaense, buscando inserir-se em um cenário nacional ainda fortemente centralizado no eixo Rio-São Paulo. O trabalho parte da hipótese de que os textos publicados pela Joaquim revelam um projeto de ruptura com o regionalismo paranaense, ao mesmo tempo que busca a construção (e reconstrução) de uma identidade regional (e nacional) a partir da modernização cultural do Paraná, articulada à discussões com tendências estéticas e ideológicas do período. Para tanto, as fontes utilizadas para a construção da apresentação serão os editoriais, crônicas, ensaios e textos presentes nas páginas da revista, com ênfase nos discursos sobre arte, literatura e o papel do intelectual na sociedade. Além disso, a discussão também busca refletir acerca da constituição de redes intelectuais periféricas e os mecanismos de inserção cultural fora dos grandes centros. 

  • Palavras-chave
  • Intelectualidade; Imprensa; Cultura.
  • Área Temática
  • GT9 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
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  • GT1 - Brasil: encruzilhadas na defesa da democracia
  • GT2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT3 - Elites, poder e instituições democráticas
  • GT4 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT5 - Estudos em música popular e sociedade no Brasil: teoria, método e análises
  • GT6 - Identidades nacionais, a tradição de Pensamento Social Brasileiro e seus críticos
  • GT7 - Indisciplinando o cânone: diálogos, legados e resistências a partir do pensamento afrodiaspórico brasileiro para a compreensão da(s) realidade(s)
  • GT8 - Movimentos sociais, protestos e participação na democracia brasileira contemporânea: perspectivas teóricas e metodológicas
  • GT9 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT10 - Pensamento Social Brasileiro nos currículos da educação básica e superior
  • GT11 - Políticas de Ações Afirmativas e o Pensamento Social Brasileiro Contemporâneo
  • GT12 - Raízes intelectuais das novas direitas latino-americanas
  • GT13 - Retomando o Pensamento Social Afro-Brasileiro: Por que agora Crítica dos intelectuais negros ao seu lugar no pensamento brasileiro
  • GT14 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT15 - Temas, argumentos e arenas na construção das narrativas da Nova Direita
  • GT 16 – Apresentações Coordenadas.