Maria Sylvia de Carvalho Franco: a inevitável necessidade de também ser fera

  • Autor
  • Vinícius Madureira Maia
  • Resumo
  •  

    O presente artigo se circunscreve à perfeição à temática do GT14, por se debruçar sobre uma autora tão fecunda quanto marginalizada. Pretendia-se, a princípio, uma breve bionota, ao ser notada a ausência, ainda persistente, de Maria Sylvia de Carvalho Franco no âmbito do projeto memória da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), em meio aos pioneiros das ciências sociais no país. Este escorço sumariza aquilo que os autores julgam ser as informações principais acerca da vida e obra da socióloga e filósofa e visa, em certa medida, fazer-lhe alguma justiça, ainda que tardia. O trabalho reflete, na concepção e na forma, o produto final de um desejado apego artesanal pelos arquivos (correspondências sobretudo, obtidas junto à Fundação FHC e ao Fundo Florestan Fernandes) e o seu rigoroso manuseio crítico-comparativo, pretendendo-se, por isso mesmo, um fino exercício de contrapontística sociológica. Sobressai, ao fim, uma figura feminina matizada, que, arriscando-se em um meio de relegação sistemática da mulher (o mundo acadêmico, para não dizer o mundo apenas), assoma por isso mesmo ainda mais transgressora, intelectual e politicamente, que a vaga noção vulgarmente mantida a respeito da biografada, cujas conquistas estão por ser mais bem aquilitadas.

     

  • Palavras-chave
  • Maria Sylvia; Florestan Fernandes; capitalismo; escravidão; dualismos.
  • Área Temática
  • GT4 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
Voltar

O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro: intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN-Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação virtual será transmitida pelas páginas oficiais do evento no YouTube e pela DoityPlay. Nesta edição contaremos com Conferência de Abertura, Grupos de Trabalho (modalidade virtual) e Conferência de Encerramento. Esperamos retomar o diálogo proposto nas edições anteriores do evento (1º SPSB2º SPSB e 3ºSPSB) que resultaram na publicação de livros oriundos das áreas temáticas presentes anteriormente (Coleção Pensamento Social Brasileiro-Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4), publicarmos novos livros oriundos desta edição do evento e que novas conexões possam ser criadas. Com esses sentimentos de alegria e reencontro, lhes desejamos boas-vindas!

  • GT1 - Brasil: encruzilhadas na defesa da democracia
  • GT2 - Cinema e Quadrinhos como categorias de análise acerca do Pensamento Social Brasileiro
  • GT3 - Elites, poder e instituições democráticas
  • GT4 - Estabelecidos e Outsiders do Pensamento Social Brasileiro
  • GT5 - Estudos em música popular e sociedade no Brasil: teoria, método e análises
  • GT6 - Identidades nacionais, a tradição de Pensamento Social Brasileiro e seus críticos
  • GT7 - Indisciplinando o cânone: diálogos, legados e resistências a partir do pensamento afrodiaspórico brasileiro para a compreensão da(s) realidade(s)
  • GT8 - Movimentos sociais, protestos e participação na democracia brasileira contemporânea: perspectivas teóricas e metodológicas
  • GT9 - Pensamento Social Brasileiro e Historiografia: problemas, aproximações, possibilidades
  • GT10 - Pensamento Social Brasileiro nos currículos da educação básica e superior
  • GT11 - Políticas de Ações Afirmativas e o Pensamento Social Brasileiro Contemporâneo
  • GT12 - Raízes intelectuais das novas direitas latino-americanas
  • GT13 - Retomando o Pensamento Social Afro-Brasileiro: Por que agora Crítica dos intelectuais negros ao seu lugar no pensamento brasileiro
  • GT14 - Tecnopolíticas e Sociologia Digital
  • GT15 - Temas, argumentos e arenas na construção das narrativas da Nova Direita
  • GT 16 – Apresentações Coordenadas.