Samba moderno, moderno samba: princípios para análise sociológica da estética de Paulinho de Viola (1965-1976)

  • Autor
  • João Rojek Halla
  • Resumo
  • Este trabalho, parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (intitulada “Samba, forma e formação: dialética do moderno em Paulinho da Viola (1965-1976)”), apresentará importantes princípios para a compreensão sociológica da obra de Paulinho da Viola e do processo histórico e social no qual o sambista estava inserido. Buscará, com isso, expor elementos centrais da música e da sociedade em questão, sem os quais não é possível interpretar o artista estudado. 

    A pesquisa, ainda em desenvolvimento, procura analisar, na obra do sambista carioca Paulinho da Viola, a relação entre tradição, como material sociocultural formado e referenciado, e modernidade, definida por técnicas modernas de composição formal. Para isso, desenvolve, primeiro, pressupostos sociológicos sobre a relação entre arte e sociedade (isto é, entre forma estética e processo social) para, articuladamente, compreender, no samba carioca, a relação entre forma e formação. Perscruta, então, na obra violiana, as formas dessa formação e o manejo de seu material musical – entendido como a tradição do samba – e a gênese e incorporação de recursos e técnicas composicionais modernas. Trabalha, por fim, sob perspectiva da sociologia da arte e da cultura, como, na música de Paulinho da Viola e em seu particular tratamento da tradição, formou-se uma dialética do moderno, sob a qual imiscuem-se tradição constituída do samba e criação esteticamente moderna, em suas variadas imbricações sociais.

    Nesta apresentação, tenciona-se expor alguns resultados parciais da pesquisa, além de princípios que a orientam. Objetivamente, discutirá, primeiro, a formação do samba carioca como música moderna, marginalmente integrada ao solo urbano em modernização, atentando-se para suas vicissitudes sociais e históricas. Depois, explorará a constituição de um material musical específico, entendido como tradição do samba, e seus usos na obra de Paulinho da Viola. Nela, perscrutará matrizes estéticas (e, por consequência, matérias sociais formalizadas) do samba e articulações com a música moderna, com diferentes dimensões históricas. Neste ínterim, debaterá, sociologicamente, as noções de tradição e modernidade na arte e no debate cultural. Apresentará, por fim, algumas interpretações parciais, afim de debatê-las com os colegas e coordenadores da mesa.

  • Palavras-chave
  • Paulinho da Viola; Samba; Música Popular Brasileira; Modernidade; Sociologia da Música; Sociologia da Cultura.
  • Área Temática
  • GT5 - Estudos em música popular e sociedade no Brasil: teoria, método e análises
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O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro: intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN-Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação virtual será transmitida pelas páginas oficiais do evento no YouTube e pela DoityPlay. Nesta edição contaremos com Conferência de Abertura, Grupos de Trabalho (modalidade virtual) e Conferência de Encerramento. Esperamos retomar o diálogo proposto nas edições anteriores do evento (1º SPSB2º SPSB e 3ºSPSB) que resultaram na publicação de livros oriundos das áreas temáticas presentes anteriormente (Coleção Pensamento Social Brasileiro-Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4), publicarmos novos livros oriundos desta edição do evento e que novas conexões possam ser criadas. Com esses sentimentos de alegria e reencontro, lhes desejamos boas-vindas!

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