Assimetrias de gênero no ensino do pensamento social: análise dos livros didáticos de Sociologia do utilizados pelo Sistema Marista de Educação (2014-2024)

  • Autor
  • Glaucia Tiana da Silva Gonzaga
  • Co-autores
  • Cristiano das Neves Bodart
  • Resumo
  • Considerando o histórico de silenciamento de mulheres no pensamento social brasileiro e sua reprodução em livros didáticos, o presente artigo é resultado de uma análise de conteúdo de três livros didáticos de Sociologia (2014, 2016 e 2024) do Sistema Marista de Educação. Foi examinada a presença de intelectuais mulheres nessas obras, a fim de, comparativamente, observar se as mulheres vêm sendo mais ou menos mobilizadas em livros didáticos para a apresentação de conhecimentos da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política aos(às) estudantes do ensino médio matriculados nos Colégios Maristas. Na análise de conteúdo, foram considerados o número de citações, a posição textual (capítulo central versus seção periférica) e a associação temática. As análises foram ancoradas na Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu. Os resultados indicam que as referências a autoras ainda são significativamente menores do que as feitas a autores, nos três livros examinados. Contudo, observa-se uma ampliação gradativa da presença de mulheres nas obras. Na obra de 2014, poucas mulheres são mencionadas, sendo, em muitos casos, tratadas como objetos de referência factual ou ilustrativa, e não propriamente como autoras de teorias amplamente discutidas ou aprofundadas. Seus nomes aparecem ligados a temas como gênero, educação, infância, movimentos sociais e juventude. Na obra de 2016, nota-se um aumento discreto no número de intelectuais mulheres citadas. Algumas autoras aparecem com maior densidade teórica, como Simone de Beauvoir, Maria da Glória Gohn e Nancy Fraser, mas muitas continuam sendo apresentadas de forma periférica, por meio de artigos jornalísticos ou em associação com políticas públicas, persistindo uma hipervisibilidade masculina. Na obra de 2024, observa-se uma notável ampliação da presença feminina em relação aos anos anteriores. Aparecem nomes como Harriet Martineau, Chimamanda Ngozi Adichie, Eva Illouz, Rosana Pinheiro Machado, Cathy O'Neil, Maria Célia Paoli, entre outras. Algumas autoras são associadas a capítulos centrais da teoria sociológica ou aparecem como teóricas da desigualdade, do consumo, da tecnologia, da globalização e das epistemologias críticas. Mesmo com os avanços, a proporção de autoras continua inferior à dos autores homens, sobretudo nos temas clássicos da teoria sociológica. No conjunto das análises, observa-se haver uma progressão positiva entre os livros de 2014, 2016 e 2024 no que se refere à inclusão de intelectuais mulheres, especialmente na obra de 2024, que incorpora referências a autoras contemporâneas, negras e não europeias. No entanto, essa inclusão ainda é parcial, temática e localizada: dificilmente as autoras mulheres aparecem como teóricas centrais da sociologia clássica ou como fundadoras de paradigmas. Os livros didáticos ainda tendem a naturalizar um cânone masculino, mantendo autoras como “complementares” a temáticas específicas.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Sociologia. Livro didático de Sociologia. Sociologia no ensino médio.
  • Área Temática
  • GT10 - Pensamento Social Brasileiro nos currículos da educação básica e superior
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O 4º Seminário de Pensamento Social Brasileiro: intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN-Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação virtual será transmitida pelas páginas oficiais do evento no YouTube e pela DoityPlay. Nesta edição contaremos com Conferência de Abertura, Grupos de Trabalho (modalidade virtual) e Conferência de Encerramento. Esperamos retomar o diálogo proposto nas edições anteriores do evento (1º SPSB2º SPSB e 3ºSPSB) que resultaram na publicação de livros oriundos das áreas temáticas presentes anteriormente (Coleção Pensamento Social Brasileiro-Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4), publicarmos novos livros oriundos desta edição do evento e que novas conexões possam ser criadas. Com esses sentimentos de alegria e reencontro, lhes desejamos boas-vindas!

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