Introdução: Lesões cutâneas é um problema que afeta a qualidade de vida dos pacientes. O processo de cicatrização fisiológico normal engloba uma série de eventos que resultam na restauração do tecido lesado.
Objetivo: Avanços recentes na biologia celular e molecular auxiliam no reparo tecidual e a utilização de da fotobiomodulação leva a melhorias no tratamento de ferida, no entanto a utilização de parâmetros inadequados pode atrapalhar esse processo. O objetivo do estudo é investigar o efeito de diferentes parâmetros da fotobiomodulação (FBM) na viabilidade celular.
Material e métodos: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital das Clínicas – FMRP/USP, CAAE 18691919.3.0000.5440, parecer nº 3.842.162. Células mesenquimais derivadas de tecido adiposo, foram submetidas a aplicações de fotobiomodulação com os parâmetros físicos: comprimento de onda de 660 nm e 830 nm; potência de 100 mW; energia de 0,5 J, 2 J e 4 J. A análise das células tronco mesenquimais foram realizadas com o software MetaXpress® 48 e 72 horas após a irradiação, e as análises estatísticas foram realizadas com o software GraphPad Prism® 7.0.
Resultados: Os resultados obtidos nos experimentos mostraram que a irradiação com o laser de comprimento de onda de 660 nm, em 48 horas teve aumento na viabilidade celular comparado com o laser de 830 nm, e no tempo de 72 horas com energia de 2 J e 4 J, o comprimento de onda de 830 nm houve viabilidade celular maior que o laser de 660 nm.
Conclusão: A fotobiomodulação é capaz de estimular a regeneração celular quando utilizado os parâmetros adequados.
(Trabalho alterado para apresentação pôster)