Introdução: A fotobiomodulação (FBM) e a bandagem elástica funcional (BEF) estimulam o processo de cicatrização e reduzem a tensão dos tecidos, contribuindo no pós-operatório.
Objetivo: Relatar os efeitos da associação da FBM com a BEF na cicatrização da ferida operatória (FO) proveniente de cirurgia oncológica.
Tipo de estudo: Relato de caso realizado na Universidade Federal de Santa Maria, aprovado pelo Comitê de Ética sob CAAE 48881321.4.0000.5346 e parecer 4.878.739.
Métodos: Paciente submetida a mastectomia com preservação do complexo areolopapilar (CAP) e reconstrução com prótese. No 15º dia de pós-operatório, a FO foi avaliada por mensuração dos maiores eixos longitudinal e vertical, registros fotográficos e escala Bates-Jensen Wound Assessment Tool (BWAT), e teve início o tratamento. O protocolo constou de 15 sessões, realizadas 2 vezes por semana, com aplicação de FBM associada a BEF. Foi utilizado o equipamento Endophoton - KLD, com cluster que contém laser vermelho (660 nm), LED vermelho (658 nm) e LED infravermelho (858 nm), na dose de 4J/cm². A bandagem foi aplicada com a técnica de triângulo, com tensão de 25 a 50% no centro e sem tensão nas extremidades.
Resultados: Foi constatado deiscência de FO na lateral e no CAP, com necrose tecidual. A equipe de enfermagem realizou a retirada do tecido necrótico não aderido após a 7ª sessão de intervenção. Ao final do protocolo, havia deiscência apenas na FO da lateral da mama e observou-se diminuição do leito da ferida, com dimensões de 6,76 cm² na primeira avaliação e 0,56 cm² na última avaliação, com uma redução de cerca de 91,7% da área total da FO. A pontuação do BWAT foi de 40 pontos na avaliação inicial e 23 pontos na 15ª sessão.
Conclusão: A utilização de FBM e BEF mostrou-se promissora no processo de reparo tecidual de FO de cirurgias oncológicas.