Deiscências são complicações associadas a procedimentos de abdominoplastia ou dermolipectomia que consistem na abertura da linha de sutura cirúrgica. O manejo é complexo, sendo utilizados sistemas de sucção para aproximação das bordas ou uso de curativos, porém, o possível foco de colonização e contágio bacteriano juntamente com o sofrimento/necrose do tecido periférico é motivo de preocupação.
Avaliar a eficácia do método de aceleração cicatricial (MAC®) como estratégia de estimulação para o reparo tecidual.
Paciente de 53anos submetida a lipoabdominoplastia, sem antecedentes médicos. Realizou 9sessões pós-operatórias em outro centro com massagens vigorosas, uso de manta térmica e outras tecnologias de tratamento. No dia20, relatou sentir odor fétido, consultou o cirurgião, que higienizou, anestesiou localmente e suturou.Conduta que durou 24horas. Foi avaliada em nosso centro clínico, solicitada cultura e antibiograma, apresentando como resultado Staphylococcus Aureus. Em todas as sessões foi realizada uma higiene específica e aplicado fotoativador (azul de metileno1%) e propianato de clobetasol (0,05%),que na metodologia se transforma em um fotofarmaco. Foi utilizado Cluster Laser/LEDS com comprimentos de onda: vermelho (660nm), infravermelho (810nm), azul (420nm) e âmbar (590nm). A dose de energia foi variável, totalizando tempos próximos de 60-180segundos com cada aplicador, seguindo esquemas sugeridos pela metodologia e foram aplicadas11 sessões.
O caso apresentado teve recuperação clínica rápida e total, apesar de apresentar lesão profunda. O paciente recebeu alta após dois meses de tratamento, sem apresentar problemas ou comorbidades.
A utilização de recursos baseados na emissão de fótons, parece ser uma proposta chave neste tipo de complicações. A estratégia proposta é custo-efetiva e poderia ser usada precocemente em centros clínicos públicos e privados. Para próximos estudos trabalharemos com um n. maior, controle randômico e follow up de 6meses.
(Todos los pacientes han firmado consentimiento informado expresando la posiibilidad de mostrar los resultados de su tratamiento, de acuerdo a la Ley 20.584 de Chile)