Pesquisas têm destacado que as cicatrizes de acne geram um problema que afeta a qualidade de vida, causa depressão, isolamento social e sintomas psicossomáticos. Existem várias formas de tratamento para promover a cicatrização, uma delas conhecida como Microagulhamento ou Microagulhamento. A técnica induz lesões milimetradas na pele através do uso de dispositivos manuais ou automáticos com agulhas estéreis. Este princípio estimula o processo de produção local de colágeno e a atividade de mastócitos, macrófagos e outras células fundamentais no processo de cicatrização.
Avaliar a eficácia do microagulhamento como recurso para o tratamento de cicatrizes de acne.
Paciente de 39anos com cicatrizes de acne recebeu tratamento por 3 atendimentos , realizados uma vez por mês. Foi realizada higienização com clorexidina e aplicação de anestésico tópico (20 minutos),como recurso , utilizado o microagulhamento e produtos cicatrizantes (ácido hialurônico de baixo peso molecular, niacinamida e arbutina), utilizando-se 11 microagulhas com penetração de 1,25 – 1,5 mm. As aplicações foram feitas com golpes lineares e suaves até que se obtivesse eritema e sangramento puntiforme discreto.
Houve melhora significativa na qualidade da pele e no preenchimento das áreas atróficas (antes e depois das fotos), sem relato de dor ou efeitos adversos durante o tratamento. A paciente nos dias seguintes utilizava apenas filtro solar e sua rotina de cuidados convencionais. Ela expressou concordância com os resultados do tratamento e a ideia de continuar com as condutas.
O caso apresentado demonstra que existem estratégias rápidas, custo-efetivas e baseadas em evidências que podem ser utilizadas na clínica. Vários problemas do sistema tegumentar geram cicatrizes atróficas e a técnica descrita é uma importante ferramenta no arsenal de recursos da Fisioterapia Dermatofuncional.
(Todos los pacientes han firmado consentimiento informado expresando la posiibilidad de mostrar los resultados de su tratamiento, de acuerdo a la Ley 20.584 de Chile)