A perda maciça de peso tem consequências terríveis para o sistema tegumentar. A flacidez extrema da pele gera áreas de dobras causando desconforto e favorecendo a presença de umidade e fungos. Embora muitos pacientes vejam a cirurgia plástica como opção de tratamento, muitos preferem abordagens conservadoras. O uso de "ondas de choque" e "radiofrequência" apresentam importante base teórica para estimulação de fibroblastos.
Avaliar a efetividade da estratégia combinada de radiofrequência e ondas de choque no tratamento da flacidez de pele.
Paciente sexo masculino, 44anos, com flacidez de pele abdominal associada à perda de 26quilos, utilizando hormonioterapia, regulação dietética e exercício físico, iniciou tratamento. À avaliação foi observado a ptose abdominal, gerando uma prega inferior e desconforto com sua percepção corporal. Foi realizado tratamento combinado de Radiofrequência monopolar (30min a 41°; Tonederm, Brasil) e ondas de choque radiais pneumáticas (12Hz, 6000impactos, 2,6 bar; OndaX, BTL), aplicada em toda a região abdominal (área anterior), uma vez por semana e suplementadas com colágeno hidrolisado tipo1 (cápsulas2,4g/dia) e vitaminaC (1g/dia). Radiofrequência monopolar (30min a 41°; Tonederm, Brasil) e ondas de choque radiais pneumáticas (12Hz, 6000impactos, 2,6 bar; OndaX, BTL), aplicada em toda a região abdominal (área anterior) uma vez por semana e suplementadas com colágeno hidrolisado tipo1 (cápsulas 2,4g/dia) e vitaminaC (1g/dia).
As imagens mostram mudanças significativas com apenas 6procedimentos, onde observa-se contração importante do tecido. As vistas laterais mostram impacto indireto na área lateral, apesar de não terem sido tratadas. Na análise anterior, a ptose da parede diminuiu significativamente, alcançando efeitos positivos na qualidade de vida e na percepção corporal.
A combinação de recursos pode ser importante para aumentar a efetividade dos tratamentos associados à flacidez. Não há relatos na literatura sobre essa associação.
(Todos los pacientes han firmado consentimiento informado expresando la posiibilidad de mostrar los resultados de su tratamiento, de acuerdo a la Ley 20.584 de Chile)