Políticas Educacionais Contemporâneas: O Processo de Implementação da Base Nacional Comum Curricular em Escolas de Educação Infantil e Formação Docente.

  • Autor
  • Franciele Rodrigues Vieira
  • Co-autores
  • Rodrigo Moura dos Santos , Maria da Graça Prediger da Pieve
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa apresenta como objetivo geral investigar, refletir e produzir conhecimentos acerca do processo de implementação da Base na etapa da Educação Infantil do Município de Cruz Alta, compreendendo-a e situando-a no cruzamento político e teórico contemporâneo do tema. Juntamente, em uma perspectiva formativa, objetiva desenvolver intervenções nos contextos de formação continuada,  equacionando ações formativas condizentes com a realidade no que se refere ao processo de implementação da Base. A pesquisa está pautada metodologicamente na abordagem qualitativa, na pesquisa-ação colaborativa (IBIAPINA, 2008), na pesquisa bibliográfica e documental. Os instrumentos constam de observação participante, aplicação de questionário estruturado, diário de campo e realização de ações formativas direcionadas aos professores e gestores da rede, dentre elas, reuniões, encontros de estudos, oficinas e palestras. Dão cientificidade à pesquisa os documentos da BNCC (BRASIL, 2018), Nóvoa (2009, 2013), Imbernón (2010), dentre outros de igual importância. O projeto encontra-se em desenvolvimento e apresenta como resultados parciais a aprovação junto ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Universidade - CAEE 83012518.0.0000.8091, um (1) encontro de formação com 140 professores sobre "A Etapa da Educação Infantil na BNCC", reuniões com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, reuniões semanais com os bolsistas, elaboração do questionário e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, definição do cronograma de execução e construção do planejamento para a sequência de encontros formativos, sendo a próxima, agendada para 21 de junho do corrente ano. Como conclusões ainda incipientes, a pesquisa está sendo executada de acordo com o cronograma previsto, propiciando à pesquisadora e bolsistas o desenvolvimento do pensar científico, o conhecimento desta política curricular paralelo à prática da Rede Municipal e, aos professores envolvidos a reflexão, o conhecimento e a possibilidade da reconstrução curricular.

     

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas, Educação Infantil, Formação Docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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