O presente trabalho tem por objetivo identificar o nível da qualidade de vida dos acadêmicos que trabalham e estudam no curso de Administração da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Erechim (RS). Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa apresenta uma abordagem metodológica do tipo descritiva e utilizou o método quantitativo para a coleta das informações, em que foi utilizando o questionário QWLQ-bref (Quality of Working Life Questionnaire/ Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho) para identificar o nível de qualidade de vida de 15 acadêmicos que trabalham durante o dia e frequentam o curso de Administração à noite. Os resultados desta pesquisa revelaram que os trabalhadores-acadêmicos possuem liberdade no ambiente de trabalho para emitir opiniões; eles sentem motivados para trabalhar no cargo que ocupam; possuem uma boa relação com os seus superiores; participam na tomada de decisões e possuem conforto no ambiente de trabalho. Entretanto, o estudo também apontou que os acadêmicos estão insatisfeitos com os treinamentos recebidos para o desenvolvimento das atividades laborais e também não estão sendo atendidas as necessidades fisiológicas básicas (alimentação, repouso, exercícios físicos e cuidados com a saúde). Com base nestes resultados, conclui-se que 87% dos acadêmicos do curso de administração desta Unidade da Uergs, consideram que possuem uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho, contudo, ações deverão ser tomadas pela melhorar a qualidade de vida sob o ponto de vista da saúde, pois de certa forma o não atendimento das necessidades fisiológicas básicas, tende a prejudicar futuramente a qualidade de vida no trabalho e consequentemente afetar o rendimento e participação destes alunos nas aulas.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica