EDUCAÇÃO EM SOLOS NOS EDUCANDÁRIOS DA REGIÃO NOROESTE DO RS

  • Autor
  • Eduardo Canepelle
  • Co-autores
  • Darlan Weber da Silva , Jackson Eduardo Stein , Anderson Daniel Steffler , Marciel Redin
  • Resumo
  • O solo realiza vários processos imprescindíveis para a sustentabilidade do planeta terra. Apesar disso, a sociedade de modo geral ignora esse papel e os considera apenas do ponto de vista de patógenos ou para descarte de resíduos. Assim, é necessário desenvolver ações de extensão que demonstram a importância do solo. A educação dos jovens constitui-se uma ótima alternativa para criação de um novo paradigma onde reconheça importância do solo para humanidade. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi difundir a Ciência do Solo nas escolas do meio urbano e rural, do município de Três Passos/RS, além de despertar o interesse dos estudantes na sua valorização e preservação. As ações de extensão foram realizadas com 64 estudantes no ano de 2017, em cinco escolas. As atividades foram desenvolvidas nos mais diversos formatos atrativos como aulas/palestras e atividades práticas. Entre as atividades práticas foram: uso de práticas de manejo adequadas à preservação do solo como, adubação orgânica, cultivo em nível, uso de terraços, as formas de perda de solo, dentre outras. O conhecimento dos estudantes foi verificado através de questionários aplicados antes e posterior as ações. Verificou-se que 84% dos estudantes não possuía conhecimento sobre o conceito do solo, 93% desconheciam a sua formação. Ainda, 56% nunca participaram de ação sobre solo, no entanto, 71% possuíam interesse de estudar o solo como disciplina do currículo escolar e 81% afirmaram possuir conhecimento sobre existência de organismos vivos no solo. Ainda, após as ações nas escolas, 97% dos estudantes afirmaram que as ações atenderam suas expectativas, 100% afirmaram que conseguiram notar a importância do solo para humanidade. Portanto, é restrito o conhecimento dos estudantes sobre Ciência do Solo, desta forma é necessário continuar desenvolvendo ações que promovam o aprendizado nessa área do conhecimento. 

  • Palavras-chave
  • Ciência do solo, conhecimento de solo, atividade de extensão, estudantes ensino fundamental, estudantes ensino médio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica