Atualmente são poucas as atividades em que o uso das tecnologias não se faz presente. Considerando que o ambiente escolar ambiciona pela formação de um cidadão capaz de se relacionar com seus pares, acredita-se que a escola deva ser parte deste contexto. Neste sentido, é que se propôs a pesquisa que deu origem a este trabalho, partindo do seguinte questionamento: “De que forma os professores que atuam nos na os iniciais do ensino fundamental, de uma escola localizada no município de Cruz Alta, compreendem o papel do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos?” Na intensão de se responder tal pergunta, se propôs uma pesquisa, a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa de campo, em que se teve como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a um grupo de professoras que atuam nos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda. Como embasamento teórico, buscou-se por estudiosos que abordam temas como a formação de professores para o uso de tecnologias, a origem e a implementação dos laboratórios de informáticas nas escolas públicas e sobre o que apontam os documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sobre o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais. A partir da pesquisa sobre as contribuições do uso do Laboratório de Informática, verificou-se que o computador e os meios tecnológicos representam ferramentas que chamam a atenção dos alunos, tornando o processo de ensino mais atrativo e que o professor que atua neste nível de ensino precisa de uma formação mais ampla, voltada ao uso das tecnologias na prática docente, de forma que o uso do Laboratório de Informática não se torne algo solto, ou apenas uma rotina dentro do horário escolar.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica