O presente estudo teve por objetivo investigar a possibilidade de inserção de tópicos de Física Térmica em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de três turmas de três escolas estaduais do município de Candelária/RS. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão teórica sobre o que os documentos oficiais sugerem em relação a conteúdos de Física e sua experimentação nessa etapa escolar. O estudo é de natureza qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos no laboratório de Ciências, e o diário de campo, do pesquisador e dos professores titulares de cada turma. Os resultados indicaram que a prática favoreceu o diálogo entre grupos de alunos, aumentando sua capacidade de observação, bem como os instigou e desafiou diante das atividades práticas, possibilitando a aquisição ou correção de conceitos físicos. Verificou-se também que os alunos gostaram das atividades práticas, apesar das dificuldades ao trabalhar com experimentos, sobretudo: na interpretação de alguns experimentos e na descrição por escrito de como os experimentos foram efetuados. Isso, no entanto, não comprometeu os objetivos da pesquisa, cujos resultados permitiram concluir ser possível inserir tópicos de Física Térmica nessa etapa escolar, conforme previsto nos documentos oficiais. As conclusões da pesquisa evidenciam a necessidade de mais inserções experimentais de Física nos Anos Iniciais, pois são capazes de despertar a curiosidade científica nos alunos, de introduzir conceitos e explicar fenômenos físicos, facilitando sua compreensão Ensino Médio.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica