LETRAMENTO DIGITAL: POSSIBILIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS

  • Autor
  • Jaison Marques Luiz
  • Co-autores
  • Rafael Silveira da Mota , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  •  

    Vivemos em uma sociedade individualista, em que as pessoas andam apressadas, idealizam construir família, ter um trabalho digno e filhos. O tempo nos cobra muitas coisas e parte desses sonhos acaba esquecida, pois as pessoas dedicam parte do seu dia-a-dia para os outros, podendo na velhice acabar abandonados em Instituições de Longa Permanência ao Idoso. O projeto de extensão, aprovado no PROBEX 2018, intitulado “Letramento Digital: uso dos recursos tecnológicos e práticas corporais em espaços não-formais, em execução e tem como objetivo desenvolver práticas com a terceira idade, a partir de recursos tecnológicos aliados à consciência corporal e o letramento digital, assim como, diversificar as possibilidades metodológicas de forma interdisciplinar, através de uma parceria entre o profissional de Pedagogia e de Educação Física. De acordo com a realidade vivenciada sobre as casas de repouso, o presente trabalho buscou apoio no letramento digital (GOULART, 2013) a partir dos movimentos corporais (BRIKMAN, 2014), uma vez o corpo em movimento significa ação, um intercâmbio de vivências, favorecendo a inclusão e contribuindo com diferentes aprendizagens. Este projeto está sendo realizado numa Fundação Geriátrica, onde foi apresentada a proposta que conta com intervenções, mediada por recursos tecnológicos oferecidos pelo vídeo game XBOX 360 e proporciona ações aos idosos que se movimentam sem ajuda, aos cadeirantes e os que apresentam sequelas de AVC. Para isso, buscou-se desenvolver práticas com jogos relacionados ao esporte, os quais trabalham o corpo integralmente, além de suas habilidades motoras, tendo como recurso o Sensor de movimento KINECT. A proposta está em andamento, no entanto, é possível apresentar dados parciais, em que podemos perceber, que as atividades propiciam um ambiente mais agradável e contribui na interação dos idosos, agindo tanto na ansiedade destes, quanto nas questões de mobilidade, uma vez que se mostram mais participativos com as propostas de jogos.

  • Palavras-chave
  • Recursos tecnológicos, Mobilidade, Letramento Digital, Práticas Corporais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Extensão
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