MEMÓRIAS, PRÁTICAS CORPORAIS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA TERCEIRA IDADE

  • Autor
  • Shayane Gusmão Brignol
  • Co-autores
  • Rafaella Ramos Peraça , Rafael Silveira da Mota , Jaison Marques Luiz , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  • Quando criança, corremos, brincamos, experimentamos o sabor de andar na chuva descalços, andamos de bicicleta, mas com o passar do tempo, deixamos muitas coisas de lado. Na terceira idade, reduzimos hábitos saudáveis, os movimentos acabam restritos e com limitações, as lembranças se perdem, os momentos que marcam nossa vida são esquecidos com um estalar de dedos (FRANK, SANTOS, ASMANN, 2007). Esse trabalho originou-se de um projeto de extensão intitulado “Letramento Digital: uso dos recursos tecnológicos e práticas corporais em espaços não-formais” e tem como objetivo levar o idoso a vivenciar momentos e práticas corporais, através do uso de recursos tecnológicos, assim como, proporcionar momentos de interação com o mundo externo, despertar a imaginação e resgatar as lembranças vividas. Através do contato semanal com os idosos, obtivemos um olhar diferenciado, relacionado à memória e, por meio de um vídeo motivacional, pensou-se em produzir outro vídeo adaptado à realidade dos idosos que moram numa fundação geriátrica. Para a gravação do vídeo, utilizou-se uma câmera e duas bicicletas; para a intervenção com os idosos usou-se uma bicicleta ergométrica, data show, telão e o vídeo produzido. Este constituiu-se numa compilação das ruas e pontos turísticos da cidade. Na fase seguinte, as imagens foram projetadas para ajudar a criar um ambiente de realidade. Para tanto, a bicicleta ergométrica foi colocada em frente a um telão para que os idosos, sentados na mesma, pudessem fazer parte daquele contexto. A proposta causou uma experiência única com o efeito tridimensional. Buscou-se atingir o maior número possível de idosos para que todos pudessem viver essa experiência. Este trabalho, em execução, apresenta dados parciais, contudo, é possível revelar o quanto a proposta incentivou as memórias e os sentimentos dos participantes. Ainda, é salutar o quanto a proposta contribuiu para estimular os movimentos corporais, uma vez que trabalhou a coordenação motora.

  • Palavras-chave
  • Letramento Digital, Práticas Corporais, Motivação, Bicicleta Ergométrica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica