ESPAÇOS NÃO FORMAIS: RESSIGNIFICAÇÃO DOS AMBIENTES DE LEITURA

  • Autor
  • Luize Ferreira Machado
  • Co-autores
  • Flaiane Vieira Farias , Jaison Marques Luiz , Rafael Silveira da Mota , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  • Estudos (DAMASCENO, 1999) têm mostrado que à medida que as pessoas envelhecem, encontram algumas dificuldades relacionadas à fluência verbal, apresentando, em algumas situações prolongamento, passividade na tomada da palavra, ou até mesmo uma desorganização sintática proveniente do grande número de segmentos abandonados e interrompidos, além da incidência de repetições.  Tais estudos apontam que nessa fase há um processamento de informações mais lento o que ocasiona dificuldade na compreensão.  É muito importante, então, que nessa fase o hábito de ler diferentes gêneros textuais seja uma prática e se constitua como um dos melhores caminhos para tardar os efeitos do envelhecimento. O presente trabalho, originado do projeto de extensão “Letramento Digital: uso dos recursos tecnológicos e práticas corporais em espaços não-formais”, abordará sobre o tema  leitura para  idosos que vivem em uma Instituição de Longa Permanência ao Idoso (ILPI). Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivo verificar que contribuições o acesso à leitura dará ao idoso, além de conhecer os interesses em relação à leitura desses idosos. A pesquisa trata-se de uma pesquisa-ação e tem como instrumento de estudo um questionário aplicado aos idosos que moram na ILPI. Para coleta dos dados, os sujeitos foram inseridos em uma biblioteca montada (com livros doados) dentro da referida Instituição, possibilitando que os idosos tivessem acesso ao mundo da leitura, através de livros ilustrados narrativas e outros gêneros. A proposta está em andamento, no entanto, os dados parciais, apontam que a leitura proporciona aos idosos uma melhor qualidade de vida. Através implantação de uma biblioteca, foi constatado que a grande possibilidade de leitura com diferentes gêneros textuais aguça a imaginação, estimula a cognição e possibilita uma percepção do mundo em si, além de ofertar-lhes uma prazerosa maneira de passar o tempo.

  • Palavras-chave
  • Livro, Leitura, ILPI, Envelhecimento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica