DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Autor
  • Rafael Silveira da Mota
  • Co-autores
  • Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  •  

    Atualmente nossa sociedade passa por constantes mudanças e infinitas incertezas, fazendo com que o exercício da docência torne-se cada vez mais desafiador e os professores criem uma nova identidade. Para Tardif (2002), a prática reflexiva pode ajudar o professor a responder às situações incertas e flutuantes, dando condições de criar soluções e novos modos de agir e interagir com o mundo e suas transformações. A formação em docência é uma atividade árdua, que exige destes colaboradores uma constante disposição para inovar-se, questionar e refletir sobre como e por que ensinar. Para Berticelli (2004) resgatar a complexidade da docência significa considerar que aquilo que fazemos em uma aula de Educação Física na escola, na academia ou em um laboratório de fisiologia, pode se constituir a partir de uma significativa complexidade. Neste viés, o trabalho tem como objetivo analisar o processo de intervenção e práticas pedagógicas dos docentes do curso de Educação Física, na voz do acadêmico, assim como, identificar a visão real dos acadêmicos, quanto à relevância do profissional na formação como seres pensantes. Diante disso, o mesmo estrutura-se com uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com a elaboração de um questionário semiestruturado, aplicado aos acadêmicos do curso de Educação Física, oriundos de uma instituição de ensino superior. A pesquisa em execução, aponta dados parciais, os quais mostram o descontentamento do futuro profissional, o qual deveria estar apto para atuar na sua área. Contudo, esse processo deve ser de ambas as partes, o aluno tem o compromisso  de exigir uma aprendizagem significativa de seus docentes, já o professor, tem a responsabilidade de mostrar as várias possibilidades de empregar essa metodologia, conciliando sua práxis. Em relação aos tipos de metodologias adotadas, temos um quadro docente que não proporciona esses saberes significativos, dificultando o preparo docente, quanto este se depara com a realidade.

  • Palavras-chave
  • Educação Física, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Docência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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