DANÇA NA TERCEIRA IDADE: BENEFÍCIOS PARA O CORPO E MENTE

  • Autor
  • Simone Lacerda Rodrigues
  • Co-autores
  • Gabriela Moreles Trindade , Rafael Silveira da Mota , Jaison Marques Luiz , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  •  

    Sabemos que com o passar do tempo e idade avançada, muitas mudanças acontecem com nosso corpo e mente. Essa realidade impõe algumas limitações físicas e cognitivas, não só nas questões musculares e articulares, mas também em nossa percepção e compreensão do mundo (GAMBURGO & MONTEIRO, 2009). Esse processo de envelhecimento (DAMACENO, 1999) é natural, mas para muitos, essa nova realidade se torna um processo de difícil aceitação, muitos se isolam e acabam não interagindo como antes, e, como consequência, tem-se a depressão. Nesse sentido, a dança pode ser um dos recursos que pode favorecer a interação entre os idosos e contribuir para que a vida se torne mais leve. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar como as práticas de dança planejadas por discentes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, envolvidos no projeto “Letramento Digital: uso dos recursos tecnológicos e práticas corporais em espaços não-formais”, podem beneficiar o corpo e a mente dos idosos de uma Fundação Geriátrica. Também, verificar se houve socialização e interação entre eles no momento da dança, assim como, averiguar os benefícios sociais e o auxílio na autoestima através da música. Como metodologia, utilizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos foram os relatórios feitos por acadêmicos acerca das atividades de dança. Esta análise utiliza abordagem fenomenológica, que pode ser compreendida como uma forma objetiva de indagar, aprender e conhecer as vivências humanas, sem utilizar explicações causais e generalizações. O projeto ainda está em andamento, contudo, os dados apontam que não importa a idade ou os recursos que se tenha para dançar, o mais importante é poder tomar consciência do corpo que possui e as inúmeras possibilidades que ele apresenta, conseguindo fazer com que os idosos se (re)descubram e entendam como o corpo funciona,  permitindo-lhes sentir uma sensação de liberdade.

  • Palavras-chave
  • Terceira idade, Práticas corporais, Tecnologia, Vivências
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
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