A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DEMANDAS, OFERTAS E NOVAS OPORTUNIDADES.

  • Autor
  • Gabriella Machado Guimarães Firmino
  • Co-autores
  • Magali de Moraes Menti
  • Resumo
  • Trata-se da continuação da pesquisa realizada em 2017 “O Professor da Educação Básica:
    Formação, Práticas e Demandas. O projeto apresentado aqui tem por objetivo geral
    aprofundar a investigação das relações entre a formação inicial docente e as práticas
    pedagógicas de professores da Educação Básica, visando estabelecer as suas demandas
    profissionais no âmbito da formação para, como produto final, apontar lacunas nos currículos
    dos cursos de licenciatura, a fim de qualificá-los. Objetiva também levantar e analisar os
    cursos on-line disponíveis para educação continuada de docentes e coletar dados entre os
    professores para qualificar cursos já ofertados e fundamentar propostas de novos cursos. Do
    ponto vista metodológico, esta pesquisa será realizada em duas etapas. A primeira será um
    levantamento da oferta de oportunidades sem custo de educação continuada para professores
    na internet. A segunda etapa terá uma abordagem da pesquisa qualitativa. Serão realizadas
    entrevistas semiestruturadas com pelos 25 dos100 docentes participantes da pesquisa de 2017,
    professores estes oriundos de escolas pertencentes à rede estadual de educação, nos
    municípios em Bagé, Montenegro, Porto Alegre, São Francisco de Paula e Osório, no Rio
    Grande do Sul, com formação inicial de Licenciatura em Música, Letras e Pedagogia. Esta
    pesquisa, fundamentada, principalmente nos estudos de Tardif (2002) e Wood (1996), entre
    outros, parte do princípio de que é necessário ouvir o professor, para a partir de então,
    entender sua prática, conhecer suas demandas e incorporar seus saberes na formação. De um
    modo geral, como resultados almejados e contribuições da pesquisa para o meio acadêmico,
    espera-se ouvir os professores e, a partir de suas falas propor alterações nos currículos de
    licenciaturas e obter embasamentos para futuros cursos de educação continuada para
    professores.
  • Palavras-chave
  • #pesquisa #docente #formação #professores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica