Trata-se da continuação da pesquisa realizada em 2017 “O Professor da Educação Básica:
Formação, Práticas e Demandas. O projeto apresentado aqui tem por objetivo geral
aprofundar a investigação das relações entre a formação inicial docente e as práticas
pedagógicas de professores da Educação Básica, visando estabelecer as suas demandas
profissionais no âmbito da formação para, como produto final, apontar lacunas nos currículos
dos cursos de licenciatura, a fim de qualificá-los. Objetiva também levantar e analisar os
cursos on-line disponíveis para educação continuada de docentes e coletar dados entre os
professores para qualificar cursos já ofertados e fundamentar propostas de novos cursos. Do
ponto vista metodológico, esta pesquisa será realizada em duas etapas. A primeira será um
levantamento da oferta de oportunidades sem custo de educação continuada para professores
na internet. A segunda etapa terá uma abordagem da pesquisa qualitativa. Serão realizadas
entrevistas semiestruturadas com pelos 25 dos100 docentes participantes da pesquisa de 2017,
professores estes oriundos de escolas pertencentes à rede estadual de educação, nos
municípios em Bagé, Montenegro, Porto Alegre, São Francisco de Paula e Osório, no Rio
Grande do Sul, com formação inicial de Licenciatura em Música, Letras e Pedagogia. Esta
pesquisa, fundamentada, principalmente nos estudos de Tardif (2002) e Wood (1996), entre
outros, parte do princípio de que é necessário ouvir o professor, para a partir de então,
entender sua prática, conhecer suas demandas e incorporar seus saberes na formação. De um
modo geral, como resultados almejados e contribuições da pesquisa para o meio acadêmico,
espera-se ouvir os professores e, a partir de suas falas propor alterações nos currículos de
licenciaturas e obter embasamentos para futuros cursos de educação continuada para
professores.