A abordagem das cadeias agroalimentares curtas remete as formas de comercialização de alimentos que busca a proximidade entre produtores e consumidores, possibilitando maior interatividade na construção mútua de relações de confiança, valores sociais, princípios e significados simbólicos, culturais, éticos e ambientais. Com base nesta definição, este trabalho tem por objetivo apresentar como os diferentes eventos gastronômicos desenvolvidos na Região Alto Uruguai (RS) contribuem para a valorização das cadeias curtas de comercialização de alimentos e o desenvolvimento local. Dessa forma, este estudo foi elaborado por meio de uma pesquisa exploratória em que a coleta das informações ocorreu por meio de uma pesquisa qualitativa junto aos Escritórios Municipais de Assistência Técnica e Extensão Rural e as Organizações Sindicais Municipais, entre os meses de abril a junho de 2018. Dessa forma, as cadeias curtas de proximidade espacial proporcionam uma interação entre produtores e consumidores, através de instituições locais que atuam como intermediários para promover a comercialização e consumo de alimentos. Verificou-se até o presente momento da pesquisa que são realizados anualmente cerca de 19 eventos gastronômicos que contribuem para a comercialização de produtos agroalimentares e o consumo de alimentos associados a valorização da cultura étnica de ocupação, colonização e produtiva dos municípios. Por fim, infere-se que que as cadeias curtas de comercialização proporcionam uma maior visibilidade gastronômica, por meio da (re)localização alimentar assegurando hábitos alimentares, com base nas características de relações culturais e enraizamento social, e permitindo que os produtos utilizados nestes eventos sejam provenientes da agricultura familiar da Região.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica