UMA COMPREENSÃO DIALÓGICA NA DOCÊNCIA NO ENSINO RELIGIOSO

  • Autor
  • Edison Aran Nunes Krusser
  • Co-autores
  • Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  •  

    Este é um recorte de pesquisa realizada/constituída em prol de um curso de Especialização em Docência no Ensino Religioso, na UERGS/Bagé. Para abordar o tema ensino religioso, resolvemos instigar à fala, 14 alunos do 3º ano, do ensino fundamental, como grupo focal, inserindo provocações acerca de suas percepções sobre Deus. A conversa originária se dá desde uma escola municipal do campo, em Caçapava do Sul/RS. Supomos que tais falas estejam ligadas às suas vivências no meio social e, assim, são influenciadas à iniciação do pensamento da relação de suas vidas terrenas com a possibilidade de aproximação aos entendimentos acerca da espiritualidade. Utilizamo-nos dos estudos de Bakhtin (2006), numa perspectiva de relação entre ideologia e linguagem que emerge dessas interlocuções de falante/ouvinte e suas implicações para essa compreensão dialógica. Street (2014) com os Letramentos Sociais traz para este estudo, uma perspectiva do que nos acontece e como percebemos esta construção cultural, em Hall (1997), neste dialogismo religião/vida. Supomos que falar em um Ser Superior, implica na existência de um incontornável elo discursivo com o religioso. Assim, quando em recorte de pesquisa, analisamos o que diz um aluno, em: “Não rezo, eu oro... Converso com Deus.”, parece estar instalada nessa linguagem, uma ideologia assinalada fortemente por tal elo/orientação discursiva, advinda de sua igreja, no meio social em que habita. Argumentamos que tal análise poderá servir de mote para a constituição do currículo escolar; da docência no ensino religioso e da formação permanente desse docente, visando a uma contribuição para o desenvolvimento da educação, no que tange a este tema.

     

  • Palavras-chave
  • Docência, Ensino, Religioso
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica