Desde um recorte de pesquisa, quando acessamos o depoimento de uma aluna que argumenta: “diz a minha mãe, que quem falece com o escapulário no pescoço vai direto para o céu.”, nos deparamos com uma manifestação de crença religiosa que tenta tocar a transcendência em sua mais pura acepção e que traz a marca do discurso familiar, identificado desde os Letramentos Sociais, em Street (2014), tentando materializar uma garantia de vontade abstrata. Assim embasamos nossa análise para uma real manifestação ideológica, em Bakhtin (2006), nessas palavras, e que serve de mote dialógico para a pesquisa que desenvolvemos no curso de Especialização em Docência no Ensino Religioso, da UERGS/Bagé. A coleta do material de pesquisa se dá em uma turma de 3º ano, como grupo focal, em Escola Municipal de Ensino Fundamental, de Caçapava do sul/RS. Arguimos que tais afirmações implicam numa imagem do meio social em que estão inseridas suas ações e interações que, supomos, sejam as que lhes interessam, que se fazem significantes. Pautamos nosso caminho pelo viés das práticas letradas como produtos advindos da cultura, em Hall (1997), de suas relações no espaço e no tempo, que se fazem históricas, e tais percepções discursivas das quais emanam relações de poder e controle, trazem a proposta de um modelo “ideológico” de letramento. Reconhecemos que as práticas de leitura e escrita estão sempre inseridas não só em significados culturais, mas em alegações ideológicas sobre o que conta como “letramento” e nas relações de poder a ele associadas. Percebemos a existência de uma natureza social e ideológica, ali imbricada. Pensamos identificar e apontar, para esta discussão, as condições de possibilidade para a construção do currículo e a constituição de uma docência que se presta como alternativa e inovadora às práticas atuais, no que tange à docência no ensino religioso.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica