Para estudar possibilidades curriculares no ensino religioso, durante um curso de Especialização em Ensino Religioso da UERGS/Bagé, pensamos em ir a campo e dar voz aos alunos de uma turma, que se fez grupo focal, de 3º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo, no município de Caçapava do sul. Afirmamos o mote dialógico neste recorte da pesquisa: Uma conversa entre os atravessamentos culturais que se dão no meio social desses alunos e que, por conseguinte, refletem e refratam seus modos de ver coisas culturais, em Hall (1997), que lhes acontecem e se fazem significativas, pela possibilidade de agirem criticamente, de produzirem e serem produzidos por transformações, que constituem culturalmente suas identidades. Pela existência de Letramentos Sociais, conforme Street (2014), na realidade desse meio em que vivem. Desde esta ideia, caminhamos em busca da possibilidade de criação do currículo escolar para o ensino religioso, nas palavras que constituem sua linguagem e que se fazem ideológicas, em Bakhtin (2006), embasadas nesse significativo, que emana do aluno. Tangenciados pelo conceito de Laicidade, que remete ao Estado Laico, onde o Estado não se associa com nenhuma religião, nem presta privilégios. Uma abordagem de viés científico das questões/fenômenos religiosos e da conversa entre essa diversidade em sala de aula, assim, apresentamos uma descrição antagônica ao proselitismo, fator que intriga as decisões pedagógicas acerca de que tipo de profissional estaria apto à função de docente no ensino religioso. Argumentamos que tais falas, emanadas em um ambiente avesso à confessionalidade (que difunde doutrinas dominantes), portanto democrático, estabelecem um meio social coerente, ético, construído de interações, que podem ser posicionadas para ajudar a pensar a constituição de um currículo que seja pró-ativo e alternativo às práticas correntes na contemporaneidade.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica