Educação e sensibilização ambiental: uma experiência com discentes do ensino fundamental e a comunidade escolar

  • Autor
  • Eduarda Garcia Ferreira
  • Co-autores
  • Irena da Silva Ritzel , Caroline Tavares de Souza
  • Resumo
  •  

    Os debates acerca do meio ambiente e dos impactos negativos causados pela ação do homem têm sido cada vez mais constantes ao longo das últimas décadas sendo a educação ambiental um elemento essencial para a mudança nos hábitos que levam à degradação dos ecossistemas terrestres. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivos: promover a educação e sensibilização ambiental em discentes e na comunidade escolar, incentivar o pensamento crítico acerca da temática ambiental e propor alternativas viáveis de gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos. Buscando atender os objetivos propostos serão realizadas palestras sobre a disposição adequada dos resíduos sólidos, oficinas sobre compostagem de resíduos orgânicos, oficinas de confecção de brinquedos e jogos a partir dos materiais reciclados, mesas redondas para identificação e proposição de medidas mitigadoras acerca dos problemas ambientai locais, com discentes do 7° ao 9º ano de uma escola rural do município de São Borja/RS. Para avaliar, por meio do teste pareado de Wilcoxon, se as atividades desenvolvidas trarão mudanças estatisticamente significativas com relação à sensibilização ambiental, foi aplicado um questionário estruturado antes da inicialização do projeto, o mesmo será reaplicado após sua finalização. Como resultados parciais, após a análise dos questionários prévios, destaca-se que os discentes atribuem muita importância ao meio ambiente, afirmam regularmente interessar-se por assuntos relacionados ao tema, consideram importante a separação dos resíduos sólidos domésticos, sabem o que é compostagem e consideram importante fazê-la. Todavia, apesar desses primeiros achados, na primeira intervenção feita com os estudantes identificamos que na região não é realizada a coleta de lixo, sendo assim o descarte é feito em um “lixão” próximo à escola e a queimada é uma prática frequente dentre os pais de alguns discentes. Desse modo, como resultados esperados, pretende-se sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da destinação adequada dos resíduos sólidos.

     

  • Palavras-chave
  • Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sensibilização Ambiental, Resíduos Sólidos Domésticos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica