CONHECIMENTOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VENÂNCIO AIRES ACERCA DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS MAIS FREQUENTES NO MUNICÍPIO

  • Autor
  • Grasielle Hoffmann Vogt
  • Co-autores
  • Alexandro Cagliari
  • Resumo
  • A temática Educação Inclusiva está frequentemente pautada no contexto escolar, principalmente pela presença de alunos com diagnósticos de transtorno de aprendizagem.  Reconstruir conceitos e práticas educacionais torna-se essencial para compreender os transtornos de aprendizagens, entender como se processa a aprendizagem e como proporcionar atividades que facilitem a construção do conhecimento. No município de Venâncio Aires – RS os alunos, da rede pública de ensino, que apresentam dificuldades de aprendizagem são encaminhados para o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), onde uma equipe multiprofissional realiza triagem e elabora diagnósticos desses alunos. Estes alunos diagnosticados estão nas salas de aulas e são alvos de constantes preocupações entre os professores dos anos finais da rede municipal de ensino de Venâncio Aires. No intuito de analisar o conhecimento que estes professores têm acerca dos principais transtornos de aprendizagem que acometem os alunos deste nível de ensino. Bem como, conhecer as principais dificuldades encontradas, as práticas e planos pedagógicos de sucesso desenvolvidos por estes professores, desenvolveu-se este estudo. Foi realizada uma busca de dados primários junto ao CIES. Posteriormente aplicou-se um questionário aos professores, relacionado aos conhecimentos, práticas e desafios de trabalhar com alunos que apresentam transtorno de aprendizagem. Constatou-se que os professores identificam os tipos de transtornos com os quais trabalham, mas a falta de conhecimento sobre o transtorno, atrelada a insegurança por ele gerada, provocam dificuldades na realização efetiva de propostas pedagógicas condizentes com a realidade encontrada em sala de aula. Dentre os motivos apresentados para que tal feito esteja acontecendo, destaca-se: a falta de interação e planejamento com o professor do Atendimento Educacional Especializado e a falta de formação continuada acerca da temática. Conhecer e compreender a Educação Inclusiva e os transtornos de aprendizagem que acometem os alunos são desafios para os professores da rede municipal de ensino de Venâncio Aires.

  • Palavras-chave
  • Inclusão. Práticas. Conhecimento. Ensino-aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
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