A TRANSCENDÊNCIA E O PENSAMENTO CURRICULAR RELIGIOSO

  • Autor
  • Edison Aran Nunes Krusser
  • Co-autores
  • Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  •  

    Este texto visa compartilhar o recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o curso de especialização em Docência no Ensino Religioso na UERGS/Bagé, que buscou acesso à linguagem desenvolvida em um meio social escolar, composto por uma turma de 14 alunos, do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola do Campo, no município de Caçapava do Sul. Com o objetivo de identificar possibilidades que possam contribuir com a constituição de uma base curricular para o ensino religioso. Como provocação investigativa, numa perspectiva dialógica, perguntamos a esse grupo focal, acerca de suas percepções sobre Deus, emprestando caráter de espiritualidade ao mote da pesquisa. Assim, pensamos a construção de um currículo escolar, pelo viés da cultura, em Hall (1997), que produz sentidos e constitui esses sujeitos. Desde um meio social que orienta, motiva essa linguagem, que resta impregnada de Letramentos Sociais, conforme Street (2104). Para a análise de tais percepções, recorremos a Bakhtin (2006) para falarmos dessa linguagem que se faz ideológica. Trazemos para estudo o conceito de Transcendência, embasados em Boff (2000), como talvez o desafio mais secreto e escondido do ser humano. Desde um conjunto de normas e valores que atravessam a crença humana, em sua relação com a espiritualidade, pelo seu caráter epistemológico, onde os sujeitos buscam essa relação de saber com o objeto a ser estudado e conhecido. Assim, sugerimos um ensino religioso que não se faça descontextualizado do sistema de ensino geral e que se integre de maneira interdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento. Nessa docência que instala uma relação do aluno com seus direitos de aprendizagem, pela mediação amparada na formação permanente de um docente pesquisador, como alternativa pedagógica, aos modelos curriculares até então estabelecidos.

     

  • Palavras-chave
  • Docência, Ensino, Religioso, Currículo, Transcendência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica