A PESQUISA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Autor
  • Jenifer Martins Rodrigues Ramos
  • Co-autores
  • Rafaella Ramos Peraça , Veronice Camargo da Silva
  • Resumo
  •  

    A capacidade humana de estabelecer relações sociais em diferentes contextos é permeada por meio da linguagem (BAKHTIN, 1995). A prática e interação social, também no viés do letramento (LEA & STREET, 2006) são discutidas no Projeto “Letramentos e Linguagens: (in)formação integrada à educação”, aprovado PROBEX 2018. O projeto busca realizar diferentes estudos com o grupo envolvido ou interessados na discussão no que se referem aos letramentos e linguagens. Os estudos acontecem através de reuniões semanais e encontros, envolvendo atividades ligadas aos letramentos em seus variados modos. A seguinte pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do grupo de pesquisa para a formação pessoal e profissional dos integrantes, descrevendo e analisando as práticas e atividades utilizadas pelo mesmo no decorrer dos encontros. A metodologia utilizada tratou-se de uma abordagem qualitativa e a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa, foi realizado um questionário através da plataforma digital Formulários Google. Através das respostas obtidas, os resultados apontam para diversos olhares sobre os letramentos e possibilidades que o grupo de pesquisa oferece. As diferentes argumentações destacam alguns pontos, como o foco em determinados conceitos, no qual a pesquisa em grupo auxilia nesta delimitação, bem como a articulação com outras áreas do conhecimento, no campo da linguagem. Além disso, a autonomia acadêmica e a aproximação com os mecanismos da pesquisa são oportunizados como propósito investigativo e amadurecimento profissional, encontrando diferentes aspectos nos quais a linguagem e o letramento poderão ressaltar. De acordo com estes e outros resultados, o tema pelo qual o projeto corresponde associa-se a muitas outras áreas, pois a linguagem está presente em todas as práticas sociais e não só à educação, além de colocar acadêmicos e pesquisadores em contato, com um olhar mais aprofundado de diversos temas interligados à temática.

  • Palavras-chave
  • Letramentos, linguagens, educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica