Refletir sobre o Ensino Superior, focando nos desafios enfrentados pelos acadêmicos oriundos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Superior foi a temática que levou-me a construção desta pesquisa. O trabalho traz como questão norteadora deste estudo: quais desafios enfrentam os alunos oriundos da Educação de jovens e adultos – EJA no curso de Pedagogia – licenciatura? Nessa direção este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender quais desafios enfrentam os alunos oriundos da Educação de jovens e adultos – EJA no curso de Pedagogia – licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – São Luiz Gonzaga. O percurso metodológico ancora-se na pesquisa qualitativa. Para coletar os dados estão sendo usados os seguintes instrumentos de pesquisa: questionário para o mapeamento dos alunos que cursaram o Ensino Médio na modalidade EJA; entrevistas semi-estruturadas com as alunas do curso de Pedagogia, incluindo as alunas que já realizaram algum estágio supervisionado. Ancorado em teóricos como Dayrell, Carrano, Sposito, Kunzler, os achados iniciais dessa pesquisa mostram que alguns sujeitos oriundos da Educação de Jovens e Adultos trazem em suas histórias de vida e trajetórias escolares algumas fraturas em suas aprendizagens que resultam em algumas dificuldades e desafios para enfrentar o Ensino superior e que a Universidade não está preparada para lidar com os desafios destes estudantes.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica