TAP – TEATRO E SUAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

  • Autor
  • Jocteel Jonatas de SALLES
  • Co-autores
  • Marli Susana Carrard SITTA
  • Resumo
  • O presente projeto surge por inquietações em ampliar o conhecimento da pedagogia teatral para além do Curso de Licenciatura em Teatro juntamente com a constatação do interesse de estudantes e profissionais, principalmente da Pedagogia e das Artes, pelo teatro em na sala de aula. Buscando atingir o principal objetivo de trabalhar as abordagens metodológicas do drama e dos jogos dramáticos e teatrais para o ensino e aprendizagem do teatro na sala de aula da educação básica, optou-se por oferecer oficinas teatrais em dez encontros que aconteceriam entre os meses de Abril a Novembro, tendo como público alvo discentes dos cursos de Artes da unidade em Montenegro e dos cursos de Pedagogia da UERGS, bem como, professores e estudantes da área interessados. A cada encontro são vivenciadas diferentes abordagens do teatro na educação: O drama como método de ensino, desenvolvido por Beatriz Cabral; o jogo dramático e teatral, por Olga Reverbel; o jogo dramático, por Peter Slade; o jogo dramático, por Jean Pierre Ryngaert; a improvisação para o teatro, por Viola Spolin; o teatro do oprimido, por Augusto Boal; e o teatro épico de Bertold Brecht. Em cada encontro também são discutidos conceitos teatrais por meio de sugestões de leituras. Até o momento aconteceram cinco encontros nos quais foram possíveis alguns avanços na perspectiva do teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica importante para o exercício em busca da autonomia dos alunos da educação básica. Como previsto nas ações do projeto, foi participado do V Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas em Florianópolis, o que aprofundou ainda mais a temática do projeto. O processo com foco na formação continuada na área e na partilha de experiências prossegue no segundo semestre com debates sobre o papel e o espaço do teatro na escola e na comunidade, avaliando e produzindo conhecimento.

  • Palavras-chave
  • Teatro, Conhecimento, Pedagogia do teatro, Sala de aula
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Extensão
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica